Coren-SP empossa Comissão de Ética de Enfermagem do Instituto Emílio Ribas

A Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) de um grande hospital público da capital foi empossada na manhã desta quinta-feira (10/3): a do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

A cerimônia de posse foi realizada no anfiteatro da instituição e contou com a participação do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos; do primeiro-tesoureiro da autarquia, Gesus Andrade; das conselheiras coordenadoras das Comissões de Ética, Ivete Trotti e Jane Bezerra, e dos conselheiros Sérgio Cleto e Edson José da Luz, ambos funcionários do Emílio Ribas.

O conselheiro Sérgio Cleto, Coren-SP

E enfermagem do hospital foi representada pelo Diretor da Divisão de Enfermagem, Jurini Valdise da Silva, e pelo médico Ralcyon Teixeira, que representou a diretoria da instituição.

O Diretor da Divisão de Enfermagem do Emílio Ribas, Jurini Valdise da Silva

A cerimônia de posse foi aberta pelo conselheiro Sérgio Cleto que, como membro da equipe de enfermagem do Emílio Ribas, fez as honras da casa. “Nossa comissão de ética é extremamente qualificada e estruturada, e eu falo isso pela qualidade dos profissionais que a compõem. Eu presidi a comissão eleitoral e conheço meus colegas que ora tomam posse”, elogiou.

Em seguida, o diretor Jurini tomou a palavra e aproveitou para agradecer a presença do conselho: “Agradeço ao Coren-SP e aos profissionais que aqui estão. Precisamos ter uma comissão de ética de enfermagem pelo tamanho da nossa instituição, para que resolvamos nossos conflitos com autonomia”.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, compareceu à posse da Comissão de Ética de Enfermagem do Emílio Ribas

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, enalteceu o papel da Comissão de Ética de Enfermagem, destacando sua importância: “Nossos atos devem ser avaliados, pois lidamos com um bem inestimável que é a vida. E a comissão de ética nos ajuda a assegurar que nossas ações sejam realizadas dentro dos princípios éticos e legais”.

Conselheira Ivete Trotti é coordenadora das Comissões de Ética de Enfermagem, do Coren-SP

A conselheira Ivete Trotti prosseguiu com a realização de uma palestra informativa sobre a atuação de uma Comissão de Ética de Enfermagem no dia a dia hospitalar. “É importante destacarmos que a CEE não tem caráter punitivo. Ela não é uma delegacia instalada nas instituições”, afirmou, antes de ainda elencar as atribuições de uma CEE: “a Comissão de Ética de Enfermagem tem as atribuições educativa, consultiva, conciliatória, de orientação, de vigilância, de avaliação e de encaminhamento”.

Os conselheiros Edson e Sérgio com colegas do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

A Comissão de Ética de Enfermagem do Instituto Emílio Ribas empossada nesta quinta-feira

Após a palestra de Ivete, foram entregues os certificados aos membros da nova CEE do Emílio Ribas, ratificando a posse.