Coren-SP empossa Comissão de Ética de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes

O Coren-SP empossou a Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes na tarde da última quinta-feira (4).

A posse foi conduzida pessoalmente pelo presidente do Coren-SP, Sergio Cleto, que fez uma palestra introdutória sobre Comissões de Ética aos profissionais da instituição.

Durante a atividade, o presidente do Coren-SP explicou aos presentes o que é a Comissão de Ética de Enfermagem e quais são suas atribuições. “Não criem a expectativa de que a Comissão de Ética será apenas um canal de denúncia. Vocês têm que trabalhar com os pilares da ética, com o nosso código de ética e nosso código de processo ético. As funções da comissão ora empossada são: educativa, conciliativa, consultiva, de orientação, de vigilância, de avaliação e de encaminhamento”, colocou o presidente do Coren-SP.

Sergio esclareceu que a CEE não toma decisões, mas colhe informações. “Até o dia do julgamento ético no Coren-SP, tudo é tratado como suposição. A CEE tem o dever de preservar o sigilo dos profissionais envolvidos em qualquer denúncia”, explicou.


A gerente de enfermagem da Santa Casa, enfermeira Juliana Aparecida Santos da Silva, se mostrou satisfeita com a implantação da Comissão de Ética de Enfermagem na Santa Casa. “Acredito que a Comissão de Ética de Enfermagem é um ganho para a segurança do paciente. Somos uma instituição de 151 anos de idade e é a primeira vez que temos a CEE aqui”, afirmou.

Após sua fala, Sergio Cleto, fez a diplomação dos membros da nova CEE, instalando oficialmente a comissão na Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes.

Galeria de fotos

Saiba mais

Como posso ajudar?