COREN-SP emite nota sobre o falecimento da enfermeira de São Carlos

O COREN-SP, por meio do Grupo de Trabalho Saúde da Mulher – GTSM, constituído pela Portaria COREN-SP/DIR/059/2015, vem a público solidarizar-se com a família da enfermeira Mariana de Oliveira Fonseca Machado, por ocasião do seu falecimento.

Entendemos que o caso requer análise minuciosa de todo o episódio, pois não se trata de culpabilizar a mulher ou profissionais, mas sim da análise de uma morte materna, número este que aumenta a cada dia em nosso país.

O fato é que ainda estamos longe de entender o protagonismo da mulher no processo de parturição, ou seja, respeitar sua vontade e prover maior acesso de informações, associado às evidências científicas para que possa tomar a decisão segura.

O Grupo de Trabalho Saúde da Mulher – GTSM do COREN-SP acompanhará o caso, junto ao Comitê de Mortalidade Materna e Infantil da Região e ao laudo do Instituto Médico Legal, para posteriormente se pronunciar quantos aos eventos reais; e não concerne nesse momento conjecturas e distorções sobre o ocorrido.

Encerramos essa nota externando nossa solidariedade à família e dizemos que esta morte não foi em vão, visto que Mariana acreditava na mudança do modelo assistencial no País e compete a todos nós prosseguirmos com esta luta.

Grupo de Trabalho Saúde da Mulher – GTSM

 

Como posso ajudar?