Coren-SP Educação realiza simulação de entrevista para auxiliar o ingresso dos profissionais no mercado de trabalho

Na última quinta-feira (24/10), o Coren-SP Educação realizou um treinamento de simulação de entrevista para contribuir com o preparo dos profissionais de enfermagem para o ingresso no mercado de trabalho, tendo enfoque na entrevista como parte do processo seletivo.

Os profissionais receberam dicas de como se destacar em um processo seletivo

Com uma vasta experiência em contratação de profissionais, a enfermeira e doutora em Ciências da Saúde, Ivone Regina Fernandes, ministrou o curso e abordou aspectos importantes que devem ser considerados pelos profissionais para uma entrevista de emprego. “Essa é a 5ª vez que realizamos o curso, o nosso feedback tem sido extremamente positivo. Os profissionais que participam se conscientizam da importância da mudança de alguns hábitos ou vícios que podem atrapalhar as chances de conseguir o trabalho”, conta a enfermeira.

A enfermeira e doutora em Ciências da Saúde, Ivone Regina Fernandes,

Durante o encontro, Ivone explicou a importância da elaboração de currículo, pois, segundo ela, um currículo bem elaborado pode aumentar as chances de conquista. “Precisamos estar preparados para entrevista. Se você colocou que fez um determinado curso e está apto para atuar em uma área em questão, então vá preparado. Não adianta encher o currículo de cursos se você não se lembrar do que foi ensinado”.

Ser pontual, manter a calma e ter uma postura para apresentação pessoal, também são pontos a serem exercidos durante a entrevista. “É gratificante fazer parte desse aprendizado, quero passar a minha experiência para que eles consigam se destacar. Às vezes, um pequeno detalhe pode colocar tudo a perder”.

Praticando a teoria

Na segunda parte do curso, foi o momento dos profissionais vivenciarem uma simulação de entrevista que, geralmente, é o maior desafio para a conquista do tão sonhado emprego.

A turma foi divida em três grupos para participar da simulação

Para essa atividade, Ivone dividiu o grupo em três categorias: os entrevistados, os entrevistadores e os avaliadores.  “O nosso objetivo é simular o que pode vir acontecer durante uma entrevista. Costumo dizer que a vivência e a experiência vão  preparando esses profissionais para a realidade do mundo afora”, finaliza.

Ivone ressalta que as entrevistas podem ser um grande desafio

 

Como posso ajudar?