Coren-SP Educação promove Curso de Atendimento na Parada Cardiorrespiratória

O Coren-SP Educação, braço educativo do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, promoveu na última segunda-feira, 30/3, o curso “Atendimento de Enfermagem na Parada Cardiorrespiratória do Adulto – AEP”.


A primeira parte do curso foi dedicada à teoria sobre a eletrofisiologia cardiovascular e algoritmos de RCP

Ministrado pelo enfermeiro Júlio César Acarine Mouro, certificado pelo ACLS (Advanced Cardiac Life Support), o treinamento durou oito horas e incluiu teoria e prática. As vagas disponibilizadas foram rapidamente esgotadas e os participantes receberão certificado chancelado pelo COREN-SP e pela ABENTI (Associação Brasileira de Enfermagem de Terapia Intensiva).

Durante as primeiras quatro horas de curso, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem presentes receberam capacitação na modalidade expositivo-dialogada sobre a eletrofisiologia cardiovascular e foram apresentados aos algoritmos de RCP (Ressuscitação Cárdio Pulmonar), assim como aos procedimentos mais atuais relativos ao atendimento à parada cardiorrespiratórias, seguindo as diretrizes de 2010 da American Heart Association (Associação Americana de Cardiologia).


Na parte prática, os alunos utilizaram bonecos para a aplicação de técnicas de reanimação cardiorrespiratória

Na parte da tarde, veio o ponto alto do curso quando os profissionais puderam colocar o aprendizado em prática, utilizando os recursos tecnológicos que compõe o Núcleo de Simulação Realística do Coren-SP Educação. Divididos em grupos, os participantes foram submetidos a cenários que reproduziam emergências e tiveram a chance de desenvolver as habilidades de trabalho em equipe no atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória. Enquanto ocorria a execução do cenário de atendimento no Núcleo de Simulação Realística, o restante acompanhava o atendimento em tempo real.


O Núcleo de Simulação Realística do Coren-SP Educação também foi utilizado

“Para mim, o curso acrescentou bastante conhecimento, principalmente em relação à diretriz de 2010 da American Heart Association, que eu ainda não conhecia”, comemorou a enfermeira Ana Paula de Araújo Amorim.

“Trabalho no SAMU e esse tipo de atendimento é a minha realidade. Preciso estar sempre atualizada e o curso foi muito fidedigno”, disse a enfermeira Iara Alice Bernardes.


O instrutor Julio César Acarine Mouro instrui os alunos sobre o manuseio e utilização do desfibrilador

O curso “Atendimento de Enfermagem na Parada Cardiorrespiratória do Adulto – AEP” será realizado em outras oportunidades. As próximas edições estão previstas para o dia 08/04/2015, no Coren-SP Educação e na subseção de Botucatu, em 11/04/2015.

Como posso ajudar?