Coren-SP Educação é sede do Fórum de Enfermagem da Abenti

O Coren-SP Educação abrigou, nesta quinta-feira (22), o VIII Fórum de Enfermagem Abenti. Intitulado As práticas na Terapia Intensiva: impacto e  contribuições da atuação do Enfermeiro, o encontro abordou novas tecnologias da área, questões relacionadas ao gerenciamento de dados, aspectos éticos e de segurança, além da reabilitação do paciente.

As professoras maranhenses Wildlani Montenegro e Djane Rodrigues

Durante a palestra PICC e o uso do ultrassom pelo enfermeiro intensivista: a prática atrelada à experiência de sucesso, a professora Wildlani Montenegro, coordenadora de Enfermagem da UTI do Hospital São Domingos, em São Luís, no Maranhão, destacou os benefícios da técnica para os pacientes e a segurança que oferece ao profissional no puncionamento. 

O Fórum da Abenti lotou o auditório do Coren-SP Educação

Ela contou à plateia, ainda, detalhes da criação do time de prevenção de infecção de cateter no hospital maranhense, do estabelecimento de protocolos e treinamentos. “Após o estabelecimento do uso do ultrassom o nível de sucesso saltou de 56% para 96%. Seria imperícia continuarmos a realizar punções sem o ultra, embora tenham surgidos conflitos com a cirurgia vascular e dúvidas em relação à aplicabilidade do contraste”, detalhou.

A presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, durante o Fórum da Abenti

Ao encerrar a programação do período da manhã, a presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, destacou a habilidade dos profissionais. “Não há quem tire o PICC do enfermeiro, embora esteja garantido por uma Resolução (Cofen nº 258/2011) e não por uma lei”, observou. Fabíola falou ainda dos desafios da categoria. “A união é o caminho para conseguirmos avançar nas conquistas coletivas. Temos que trabalhar no contexto de um time composto por 460 mil profissionais, só no Estado de São Paulo”, destacou.

A presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho (segunda, à esq.), o conselheiro Paulo Cobellis (ao centro), junto com palestrantes e organizadores do Fórum

 

Como posso ajudar?