Coren-SP Educação aborda Segurança na Administração de Medicamentos

O Coren-SP Educação transmitiu a última atividade online do mês de dezembro. A palestra foi apresentada pela enfermeira Eliana Argolo e mediada pela enfermeira de Educação Permanente, Catarina Abe.  A atividade abordou o panorama nacional e mundial da segurança do paciente e como os profissionais da saúde podem implementar práticas seguras no manejo de medicamentos e na assistência ao paciente.

Equipe do Coren-SP Educação

Eliana iniciou sua palestra falando sobre definição de medicamentos, código de ética da enfermagem, direitos e deveres do profissional, erro de medicação e seu impacto. “A administração de medicamentos é um processo de muitas etapas e variáveis, comporta muitas decisões que devem ser sempre baseadas em conhecimento,” comentou.

Dentre os assuntos apresentados, a palestrante enfatizou as falhas que podem acontecer na assistência ao paciente, durante a prescrição, dispensa, preparação e administração do medicamento. Também citou os equívocos que ocorrem com maior frequência. “Boa parte da etapa do processo de medicação está em nossas mãos,” explicou.

A enfermeira mostrou um plano de ação, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2018, que busca mudar esse cenário. O objetivo é reduzir globalmente, em 50%, danos graves ocasionados por erros na administração de medicamentos nos próximos cinco anos.

As palestras online do Coren-SP Educação continuarão a partir de janeiro de 2021.