Coren-SP Educação aborda assistência de enfermagem no preparo e aplicação de insulina com seringas e canetas

Na terça-feira, 05/07, o Coren-SP Educação realizou uma atividade online com o tema “Assistência de enfermagem no preparo e aplicação de insulina com seringas e canetas”. A palestrante foi a enfermeira Márcia Camargo de Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad) e Membro da Associação Nacional Brasileira de Educadores em Diabetes- Anbed.

Uma das formas de tratamento do diabetes utilizam a insulina, cuja função é controlar a quantidade de glicose no sangue, esse hormônio pode ser aplicado utilizando seringas ou canetas, abordado nesta atividade, mas também pode ser através bomba de insulina, além da insulina inalada.

A palestrante Márcia Oliveira durante atividade online
Atividade online no Coren-SP Educação com a enfermeira Márcia Oliveira

A enfermeira destaca que os profissionais precisam se manter atualizados sobre este tema, sugerindo a leitura: “A gente tem a responsabilidade de saber que existem vários tipos de insulina, e a cada necessidade de manipular uma insulina é importante ler a bula e buscar informações para o uso adequado desse hormônio”.

Os principais erros no preparo e aplicação da insulina foram citados detalhadamente durante a atividade, para seguir os procedimentos de forma segura e precisa. Márcia destacou que se algum erro for cometido poderá comprometer o controle  do diabetes: “Todos estes erros levam às complicações agudas, sendo elas: a hipoglicemia – a diminuição da taxa de glicose; e a hiperglicemia – elevação da glicose no sangue”.

A enfermeira frisou a importância do atendimento humanizado, sempre escutar e se colocar no lugar do paciente antes de qualquer ação: “Toda a equipe de tratamento precisa desenvolver a arte do ouvir, mas para a equipe de enfermagem é indispensável, pode prevenir muitos erros no tratamento com insulina”. Segundo ela, identificar o conhecimento dessa pessoa sobre diabetes e sobre insulina, facilita ao profissional agir de forma mais efetiva.

Durante a atividade, Márcia explicou a aplicação da insulina e os processos que terão o êxito ao serem colocados em prática. Os locais recomendados para aplicação são: região frontal das coxas, região lateral esquerda e direita do abdômen, região posterior dos braços e quadrante superior direito e esquerdo das nádegas, sendo assim, realizando o rodízio nos pontos de aplicação, e em cada região, evita-se  o aparecimento de alterações  no subcutâneo como lipohipertrofia.

Por fim, a enfermeira falou sobre a aplicação segura do hormônio: “Apertar o êmbolo da seringa e da caneta (botão injetor) somente quando a agulha estiver totalmente introduzida no tecido subcutâneo”.

Confira aqui a agenda atualizada do Coren-SP Educação, com as atividades que serão realizadas em julho. Todas as atividades da unidade educativa do Coren-SP são gratuitas.

Saiba mais: