Coren-SP e IQG discutem papel da enfermagem na segurança do paciente

O Coren-SP e o IQG (Health Services Accreditation) estão dialogando sobre possíveis parcerias na área de Segurança do Paciente, visando garantir uma assistência qualificada à população e, também, a valorização e o aprimoramento dos profissionais que atuam nesta área. No dia 21/02, a presidente Renata Pietro recebeu a diretora executiva do IQG, Mara Machado, e a avaliadora  e apresentou o planejamento e as ações desenvolvidas pela atual gestão.

Renata destacou a importância da aproximação entre Coren-SP e IQG. “A certificação é uma forma de promover a qualidade do atendimento prestado à população. Como entidade representativa da enfermagem paulista, consideramos muito importante que a categoria seja ouvida e valorizada nesse processo”, disse.

A avaliadora do IQG e membro da diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI), Wildani Montenegro, e a presidente da sociedade, Débora Feijó, também participaram da reunião para discutir o papel da ABENTI nesta área e, também, estreitar a relação com o Conselho.

Já no dia 23/02, a presidente do Coren-SP participou da abertura do encontro de enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) de diversas instituições, promovido pelo IQG.  Renata falou da importância da aproximação com esses profissionais, que estão à frente do processo de valorização e da certificação.

A diretora executiva do IQG, Mara Machado, também destacou o valor da categoria nesse processo.  “É uma forma de pensar em valorização. Não podemos certificar um hospital sem pensarmos em enfermagem”, explicou.