Coren-SP e Cofen conhecem curso de Mestrado Profissional da Faculdade Albert Einstein

Encontro faz parte de um extenso cronograma de visitas às turmas existentes em todo o país

Presidentes do Coren-SP, James Francisco dos Santos, e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, realizaram, na manhã da última quinta-feira (7/4), visita técnica ao curso de Mestrado Profissional em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), na capital paulista. Com o objetivo de conhecer os projetos de pesquisa dos alunos e realizar um acompanhamento detalhado do andamento do programa, o encontro faz parte de um extenso cronograma de visitas às turmas existentes em todo o país.

Presidentes do Cofen e do Coren-SP foram recepcionados pela coordenação do Mestrado Profissional da Faculdade Einstein

Os representantes dos conselhos foram recepcionados pela coordenadora do curso, Andrea Mohallem, e pelo coordenador do Mestrado Profissional em Enfermagem na faculdade, Ramon Oliveira. Além dos projetos dos mestrandos, foi possível conhecer o novo centro de pesquisa da unidade de ensino. Atualmente, o Instituto Einstein conta com uma turma formada por três alunas, escolhidas a partir do segundo edital do acordo Cofen/CAPES, lançado em 2019. Uma nova turma já está em processo de seleção.

Ao conversar com as mestrandas e a coordenação do curso, a presidente do Cofen elogiou as temáticas abordadas nas pesquisas e reforçou o compromisso do Conselho Federal com a atualização profissional. “Para além de um órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional, buscamos proporcionar a oferta de qualificação para nossos enfermeiros, técnicos e auxiliares. O profissional que investe na atualização do conhecimento se torna reflexivo, crítico e essencial para os serviços de saúde”, afirmou.

Mestrandas conversaram com presidente do Cofen. Betânia Santos elogiou projetos de pesquisa em andamento

O presidente do Coren-SP também destacou a relevância das pesquisas da turma. “É fundamental que tenhamos enfermeiros capacitados e prontos para contribuírem com a prestação de uma assistência cada vez mais qualificada, especialmente porque são esses profissionais que trabalham na ponta, no atendimento direto à população”, disse James Francisco.

Maior programa de Mestrado Profissional do país, o acordo Cofen/CAPES visa mitigar uma demanda reprimida ocasionada pela baixa oferta de cursos de Mestrado Profissional em Enfermagem reconhecidos pela CAPES no país. Com foco na sistematização da assistência, gestão, tecnologia e inovação, é voltado para enfermeiros com vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal, além de instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS.

Também acompanharam a visita técnica Neyson Freire, fiscal do acordo Cofen/Capes, Manoel Neto, docente permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem da Faculdade Einstein, e Daiana Bonfim, coordenadora do Centro de Estudo, Pesquisa e Práticas em APS da instituição.

Renovação do acordo — A atual gestão do Cofen já está articulando com a CAPES um novo acordo de apoio ao Mestrado Profissional para 2022, com 500 novas vagas. Em novembro do ano passado, equipes técnicas estiveram reunidas para definirem critérios da nova parceria.

Com informações de Ascom-Cofen