Coren-SP e Cofen alinham demandas sobre o ensino técnico

O presidente do Coren-SP, James Francisco do Santos, recebeu representantes do Universidade Federal da Paraíba para alinhamento de demandas a respeito de iniciativas direcionadas ao incentivo do aprimoramento dos profissionais técnicos de enfermagem. A reunião realizada na última quarta-feira (7) contou com a presença da presidente do Cofen, Betânia Maria dos Santos, e abordou projetos exitosos liderados pelo sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

Em decorrência da inserção de produtos tecnológicos nas atividades de enfermagem, a reunião pautou os impactos gerados pela alfabetização digital dos profissionais mais experientes. No decorrer da discussão, a conselheira do Coren-SP e cocoordenadora do Programa Primeiro Emprego, Ana Paula Guarnieri, acredita que a oferta de conteúdo voltados à integração desses profissionais nas mais diversas ferramentas auxiliares seja de suma importância.

De acordo com a Presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), Dra. Maria Soraya Pereira Franco Adriano, o estreitamento da relação entre universidades federais e conselhos de classe reafirma a atuação dos conselhos sobre o exercício profissional e viabiliza que as atividades atribuídas sejam realizadas em conformidade com ética profissional e diretrizes da formação. “A visita propicia o acompanhamento sistemático dos Conselhos Regionais de Enfermagem para que eles, junto com a instituição, deem o feedback do andamento das práticas e cursos apresentados. Essa assistência acontece, justamente, para que haja a diminuição de infrações de iatrogenia e, consequentemente, fazer com que o papel do conselho, que vai além de fiscalização e mobilização, seja cumprido” comentou.

A reunião também contou com a presença da vice-presidente do Coren-SP, Érica Chagas, a gestora acadêmica da UFPB, Vanessa Alves, e a coordenadora acadêmica da DNA Pós Graduação, Anne Caroline.

O Presidente James enxerga na parceria uma ferramenta importante para o aprimoramento das atividades atribuídas às equipes de saúde. Segundo ele, iniciativas como essa impactam, positiva e rapidamente, na qualidade dos serviços de saúde.

Saiba mais: