Coren-SP e ABEn-SP reúnem-se com sociedades de especialistas para estabelecer parcerias

O Coren-SP Educação, unidade educativa do conselho, localizada no bairro de Santa Cecília, na capital, sediou nesta quarta-feira (27) um encontro que foi definido por muitos de seus participantes como “histórico”: em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção São Paulo (ABEn-SP), o Coren-SP recebeu mais de 20 sociedades de especialistas das mais diversas áreas da enfermagem. Algumas das sociedades que estiveram representadas no encontro foram: Sobope, Abea-SP, Abenah Nacional, Sobenfe, Ouse Educação e Saúde, Assobel, Abenfo, Abel/Unesp, Sobese, SBD, Sobest Nacional, Sobepe, Sbegg, Abefaco, Sobecc, Sobende e INS.

A mesa de abertura do evento contou com a participação de Ana Lygia Melaragno, Ana Paula Guarnieri, Sergio Cleto e Madalena Januário

“O objetivo do encontro foi realizar uma aproximação e iniciar um trabalho conjunto, de parceria, entre o Coren-SP, a ABEn-SP e as sociedades”, colocou o presidente do Coren-SP, Sergio Cleto.  

A parceria entre conselho, ABEn-SP e sociedades será realizada em diversos âmbitos, como educativo, regulamentatório, pesquisa, eventos e outros.

A abertura oficial do encontro contou com a participação da presidente da ABEn-SP, Ana Lygia Pires Melaragno; da conselheira coordenadora das Câmaras Técnicas do Coren-SP, Madalena Januário; da vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri e do presidente da autarquia, Sergio Cleto.

Sergio Cleto falou sobre os projetos da atual gestão do Coren-SP

A vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri, lembrou em sua fala da função social do sistema Cofen/Conselhos Regionais, das sociedades e associações da enfermagem e da própria profissão: “Somos todos enfermeiros e devemos nos lembrar que o propósito maior do Coren-SP e da nossa profissão é assistir a população brasileira. Como enfermeiros, temos que zelar pela dignidade do ser humano, do nascer ao morrer e temos que fazer isso com segurança, dentro de uma lógica que seja sustentável. O Coren-SP somos todos nós”.

A primeira palestra da programação foi sobre os projetos atuais do Coren-SP e perspectivas da atual gestão para os próximos anos, feita pelo presidente do conselho.

Em sua fala, Sergio Cleto abordou diversos tópicos, entre eles a importância do interior do estado. “Peço a vocês, representantes das associações, que deem atenção também ao interior do estado. O interior é muito forte e somos uma das poucas categorias profissionais presentes em praticamente todos os municípios. O interior paulista corresponde a 50% dos profissionais de enfermagem em nosso estado”, afirmou.

O encontro prosseguiu com apresentações das associações e uma dinâmica de discussão de ideias e propostas da qual todos participaram, conduzida pela represetante da ABEn-SP, de forma a estabelecer os próximos passos da parceria entre Coren-SP, ABEn-SP e sociedades de especialistas da enfermagem.

Galeria de fotos

Saiba mais