Coren-SP divulga sondagem com panorama da vacinação para os profissionais no estado

Até o dia 30 de abril, 34,9% dos profissionais de enfermagem que participaram de sondagem realizada pelo Coren-SP ainda não haviam sido vacinados contra a Covid-19. Isso representa um pouco mais de um terço dos 12.680 profissionais ouvidos pelo levantamento, que foi feito com enfermeiros, obstetrizes, técnicos, auxiliares e estagiários de enfermagem atuantes no estado de São Paulo, entre os dias 20 e 30 de abril. Esses dados foram divulgados com exclusividade pelo programa SPTV 1ª edição, da TV Globo, no último dia 13.

Clique aqui para conferir os resultados da sondagem

Desse universo, 29,4% atuam em hospitais; 11,3% atuam na atenção básica em UBS, ESF ou Centro de Saúde; 6,6% atuam em Home Care e 29,6% atuam em outros locais como laboratórios, cooperativas, serviços de atendimento pré-hospitalar e na área educacional (universidades e escolas).

Os grupos que foram apontados pela sondagem como os menos vacinados foram os estagiários e os trabalhadores de Home Care. 74,5% dos estagiários de nível superior e 84,2% dos de nível médio responderam não terem sido vacinados. Entre os que trabalham em Home Care, 75% responderam não terem sido imunizados.

Cerca de um terço dos participantes (31,2%) também afirmou já ter pego Covid-19. A região do estado com a porcentagem mais baixa de respondentes vacinados foi Guarulhos, com 40,4%.

Outro dado trazido pelo levantamento é que 79,4% dos profissionais de enfermagem que disseram não ter sido vacinados afirmaram que o motivo foi não ter tido acesso à vacina.

Além da vacinação dos profissionais, o instrumento também avaliou o trabalho da enfermagem na campanha de vacinação: dentre os respondentes, 19,3% afirmaram trabalhar com a vacinação contra a Covid-19. Desse público, 93,7% responderam se sentirem capacitados para realizar esse trabalho. Por outro lado, 50,7% deles relataram atuar em ambiente que consideram inadequado para a vacinação. 44,1% relataram também falta de insumos; 32% queixaram-se de sobrecarga de trabalho e 49,4% afirmaram que já sofreram algum tipo de agressão durante a vacinação.

“O Coren-SP vai dialogar com as secretarias de saúde para buscar mitigar algumas situações detectadas”, afirmou o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos. “É urgente favorecer a vacinação de profissionais de Home Care e estagiários, que são os grupos menos vacinados segundo esse levantamento. Também é necessário que os profissionais que atuam na vacinação passem por capacitações, diante das diferentes características dos imunizantes adotados contra a Covid-19, detalhou James. “Além disso, é necessária a destinação de doses de vacinas às regiões do estado com menos profissionais vacinados, uma vez que toda a enfermagem está em constante linha de frente”, finalizou.