Coren-SP dialoga sobre panorama trabalhista com Associação de Servidores e Trabalhadores da Saúde de RP

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) se encontrou com representantes da Associação dos Servidores e Trabalhadores da Saúde de Ribeirão Preto e Região (ASTSRP) durante reunião realizada na sede do Coren-SP, na capital, nesta segunda-feira (15). O encontro liderado pela Comissão de Relações Institucionais (CRI) da autarquia analisou a conjuntura da enfermagem na região e traçou estratégias para o desenvolvimento de atividades colaborativas, a fim de garantir os direitos da classe e contribuir para a qualidade dos serviços prestados.

Os processos para viabilização do pagamento do piso salarial também foram abordados

As principais pautas da reunião incluíram discussões sobre ações de valorização da categoria na região, trazendo debates sobre as inciativas de manutenção das ações direcionadas ao aprimoramento dos profissionais de enfermagem e métodos para adequação e viabilização do pagamento do piso salarial.

No decorrer do compromisso, as iniciativas realizadas pelo Coren-SP Educação, unidade de educação continuada da autarquia, foram apresentadas. Na ocasião a chefe de Gabinete da autarquia, Yasmim Taha, comentou sobre a disposição do conselho em manter as atividades de aprimoramento fortalecidas, bem como os impactos das aulas na assistência e na segurança de profissionais e pacientes. “A segurança do paciente advém da segurança do profissional”, pontuou.

Conselheiro e coordenador da CRI, Ivan Lima também destacou o compromisso do Coren-SP com a criação de métricas de avaliação da validade das salas de descanso da enfermagem, direito assegurado pela Lei 14.602/2023, publicada no Diário Oficial da União em junho de 2023. O conselheiro reiterou, ainda, a importância do descanso digno para a manutenção da qualidade assistencial.

A Comissão reafirmou a disposição do Coren-SP em participar e contribuir para atividades realizadas pela associação

Com a participação dos conselheiros e demais membros da CRI Edson da Luz e Marcelo da Conceição, a reunião também abordou questões referentes ao exercício profissional e a atuação das Câmaras Técnicas para a elaboração de pareceres técnicos, assim como a importância da politização da enfermagem e fomento à conscientização coletiva da categoria.

A ASTSRP foi representada pelo seu presidente, Elizeu Antônio da Silva, e pelos membros Sidmar Oliveira, Roberto Domingues Martins, Leticia da Costa e josé Carlos Jayme.

Saiba mais: