Coren-SP cria Grupo de Trabalho de Obstetrizes

O Coren-SP realizou uma reunião nesta sexta-feira (7/6), na sede da autarquia, para a apresentação do Grupo de Trabalho (GT) de Obstetrizes, visando contribuir com a construção de diretrizes legais para a prática da enfermagem nesta área da saúde no Brasil.

Integrantes do GT de Obstetrizes

Depois de diversas reuniões realizadas entre os representantes da diretoria do Coren-SP, docentes do curso de obstetrícia da Universidade de São Paulo (USP), docentes obstetrizes do curso de enfermagem da Universidade Federal de São Carlos e obstetrizes da Associação de Obstetrizes da Universidade de São Paulo (AO-USP), foi sugerida a criação de um GT, com o objetivo de apresentar ao sistema Cofen/Corens as diretrizes legais para a formulação do escopo de atividades desses profissionais.

A reunião contou com a participação da conselheira Maria Cristina Massarollo, coordenadora das Câmaras Técnicas, e das novas representantes do GT: Nádia Zano Narchi, docente do curso de Obstetrícia da USP, Mayara Custódio, presidente da AO-USP, Carla Vieira Azenha, membro da AO-USP, Gabriela Hugues, docente do curso de Obstetrícia da USP e Nayara Baraldi, docente do curso de enfermagem da Universidade Federal de São Carlos.

No âmbito do sistema Cofen/Corens, a regulamentação do exercício profissional das obstetrizes é conferida pela lei do exercício profissional de enfermagem (Lei 7498/86) e pelo decreto que a regulamenta (Decreto 94.406/87) em que ambos determinam que os titulares do diploma ou certificado de obstetriz são enfermeiros. Segundo Nádia, essa situação tem provocado estranhamento de diversas ordens nos serviços de saúde. “Esse é um momento histórico, pois nós estamos trabalhando muito para desenvolver o nosso GT, para adequar corretamente as práticas. Esse trabalho irá subsidiar e prestar total apoio às nossas obstetrizes”, ressalta Nádia.

Como posso ajudar?