Coren-SP coorganiza ato em defesa do SUS no Dia Mundial da Saúde

Nesta quinta-feira, 7/4, Dia Mundial da Saúde, o Coren-SP participou de um ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) que percorreu o centro da capital ao longo do dia. As manifestações tiveram pontos de concentração no Instituto Emílio Ribas, às 9h, e na Prefeitura Municipal de São Paulo às 11h e às 13h. De lá, o ato seguiu para a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

A autarquia foi uma das organizadoras da manifestação, por meio de sua Comissão de Relações Institucionais (CRI). O ato teve coorganização de outras instituições e movimentos sociais, como o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo; Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo; Rede Emancipa – Movimento Social de Educação Popular; Mandato Coletivo Quilombo Periférico; ADUnesp – Associação dos Docentes da Unesp; Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo (SinSaúdeSP); Plenária Municipal de Saúde de São Paulo; Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo; CUT – Central Única dos Trabalhadores; Frente Ampla em Defesa do SUS, Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do estado de São Paulo (Crefito) e outros.

O conselheiro Luciano Santos, com o microfone, e demais conselheiros do Coren-SP ao fundo com faixa pedindo valorização aos profissionais de saúde

Os conselheiros Luciano Santos, Virgínia Tavares, Edson José da Luz, Fernando Henrique Vieira, Claudete Rosa do Nascimento, Marcos Fernandes e Eugênio Dantas representaram o Coren-SP no ato. A vereadora Luana Alves, da Câmara Municipal de São Paulo, também esteve presente na ação.

Os conselheiros Claudete Rosa do Nascimento; Virgínia Tavares; Marcos Fernandes; Luciano Santos; Eugênio Dantas; Edson José da Luz e Fernando Henrique Vieira

“O Coren-SP, que é o maior conselho de classe da América Latina, tem que dar esse passo para que o profissional de enfermagem também se sinta à vontade para protestar em defesa do SUS. O Dia Mundial da Saúde é um momento de conscientização não só da população em geral mas para os trabalhadores. O conselho vem buscando a valorização desses profissionais”, falou o conselheiro Luciano Santos, coordenador da CRI do Coren-SP e que participou da organização da manifestação.

Os conselheiros Edson José da Luz e Luciano Santos com a enfermeira Ritsuko Tamida, formada em 1968 pela Escola de Enfermagem da USP e que trabalhou a vida toda no Complexo do Hospital das Clínicas

Já o conselheiro Edson José da Luz, destacou a importância da participação da enfermagem em manifestações em defesa da saúde pública: “Dois milhões e meio de profissionais trabalham na Rede SUS, sendo que boa parte deles é da enfermagem. É muito importante participarmos como conselho, trazendo valorização para a categoria”.

Conselheiros do Coren-SP com o presidente do SinSaúdeSP, Jefferson Caproni (à esquerda na foto)

Com concentração às 9h30 em frente ao Instituto de Infectologia Emílio Ribas, próximo à Secretaria Estadual de Saúde, no bairro da Bela Vista os manifestantes distribuíram panfletos aos transeuntes explicando a importância do SUS na saúde pública paulista e brasileira.

O conselheiro Fernando Henrique Vieira com a palavra

Às 11h30, os manifestantes seguiram para a porta da Prefeitura Municipal de São Paulo, no Viaduto do Chá, onde se concentraram e seguiram para a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, no centro da cidade. Lá, foi realizado o ato principal, com o objetivo de chamar a atenção dos governantes municipais da maior cidade do país e da população para a necessidade de maior valorização do nosso Sistema Único de Saúde e dos profissionais que nele trabalham.

Os conselheiros com a vereadora Luana Alves (de amarelo) em frente à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Ao microfone, o conselheiro Fernando Henrique Vieira elogiou a união dos profissionais de saúde e a participação da enfermagem nesse ato em pleno Dia Mundial da Saúde. “Diante dessa pandemia o mundo percebeu o quanto é importante a enfermagem na equipe multidisciplinar de saúde. O Coren-SP se une hoje a muitas outras entidades da saúde e não medirá esforços pela valorização de cada profissional de enfermagem, porque valorizá-los é valorizar o SUS”.

Os conselheiros do Coren-SP e demais manifestantes distribuíram panfletos à população, para conscientização sobre a importância da valorização do SUS e dos profissionais de saúde

A vereadora Luana Alves, da Câmara Municipal de São Paulo, cumprimentou os representantes do Coren-SP e apoiou o ato: “É fundamental que no Dia Mundial da Saúde falemos sobre os problemas do SUS, sobre a precarização do sistema e é muito importante estarmos aqui para mostrar que existe resistência”.

A lista de demandas das entidades manifestantes incluíram:

– Aprovação de uma semana de homenagem e valorização dos trabalhadores da saúde em todo o país.
– Aprovações de projetos de leis específicos para atendimento das demandas concretas dos trabalhadores.
– Fortalecimento do SUS com medidas progressivas de valorização dos trabalhadores.
– Pagamento de insalubridade para todos os trabalhadores da saúde com índice de reajuste anual definido.
– Plano de carreira com incentivo à formação e ao estudo dos trabalhadores.
– Contratação por meio de concurso público.
– Piso salarial do SUS e a aprovação do piso salarial nacional da enfermagem.