Coren-SP Com Você leva palestras a profissionais de Santos

O Coren-SP realizou mais uma edição do evento “Coren-SP Com Você”, no dia 21 de fevereiro, quinta-feira, na cidade de Santos. O evento foi realizado na parte da manhã, no Teatro Braz Cubas, no Centro de Cultura Patrícia Galvão.

A mesa de abertura contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Adriano Catapreta; da enfermeira gestora da prefeitura, Bruna Coronato; da gestora técnica de área da subseção de Santos do Coren-SP, Camila Marim. A enfermeira Ivete Trotti atuou como mestre de cerimônias do evento.

Ivete Trotti atuou como mestre de cerimônias

Em sua fala, Adriano Catapreta exaltou os profissionais de enfermagem de Santos: “Gostaria de agradecer ao Coren-SP. A enfermagem tem um papel fundamental na saúde pública. Contamos com todos vocês, que dão a força que temos na saúde pública de Santos”.

Jordevan Queiroz falou sobre os projetos da atual gestão do Coren-SP

A primeira palestra da manhã foi feita pelo segundo-tesoureiro do Coren-SP, Jordevan Queiroz, representando a diretoria da autarquia. Jordevan apresentou a gestão 2024-2026 do conselho e seus projetos.

Ele listou todos os projetos atuais do conselho e falou sobre a luta pela implementação do piso salarial nacional da enfermagem que já é Lei Federal.

Entre os projetos citados por Jordevan, destacam-se Ingressa Coren-SP, Conselheiro Participativo, Fiscalização atuante, eventos e o trabalho de formação continuada gratuita oferecida pelo Coren-SP Educação: “Apenas no triênio anterior, a unidade educativa do Coren-SP ofereceu 1.5 milhão de vagas tanto online quanto presenciais”, destacou.

Natali Petri falou sobre gerenciamento de conflitos

A conselheira Natalia Petri foi a segunda palestrante do dia. Ela falou sobre o tema “O poder da liderança de enfermagem na resolução de conflitos e posicionamento assertivo”.

Dentre os temas de interesse abordados por Natali, destacaram-se a biologia do conflito e o modelo de quatro tipos de personalidade: dominante, influente, conforme e estável.

A conselheira falou sobre a importância do auto conhecimento para, inclusive, nos ajudar na gestão de nossos conflitos pessoais, até mesmo evitando a formação de conflitos.

“Se conhecemos esse modelo dos quatro tipos de personalidade, podemos fazer uma leitura mais precisa das pessoas com as quais convivemos, evitando dessa forma que entremos em conflitos com elas”, explicou.

Bruna Coronato

A enfermeira Bruna Coronato, da secretaria municipal de saúde de Santos, foi a terceira palestrante do dia, apresentando sua experiência exitosa como enfermeira gestora de materiais para a saúde da secretaria municipal santista.

Dentre os temas tratados, Bruna explicou como faz para comprar materiais e quais critérios se utiliza em suas escolhas, sempre deixando clara a importância de sua formação em enfermagem no subsídio às decisões que toma cotidianamente.

Eugênio Dantas falou sobre autocuidado para o profissional de enfermagem

Na parte da tarde, o conselheiro Eugênio Dantas falou sobre o tema “Cuidando de Quem Cuida”. O principal tópico de sua palestra foi a necessidade do profissional de enfermagem cuidar também de si mesmo. “Colocamos uma capa de super herói e saímos salvando vidas e esquecemos de algo mais importante, que é cuidarmos de nós mesmos”, colocou Eugênio, frisando a importância do autocuidado para os profissionais de saúde.

Fledson de Souza Lima abordou saúde mental e controle das emoções

As duas últimas palestras do evento foram: “Saúde Mental: Gestão das Emoções”, com o enfermeiro e psicólogo Fledson de Souza Lima e “Práticas Integrativas” com Carolina Novaes, encerrando assim a edição santista do Coren-SP Com Você.

Carolina Novaes falou sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde