“Coren-SP Com Você” leva conhecimento técnico a profissionais de Campos do Jordão e região

Os profissionais de enfermagem de Campos do Jordão e região tiveram a oportunidade de assistir ao evento “Coren-SP Com Você” nesta terça-feira (25), realizado no Espaço Cultural Dr. Além, no centro de Campos.

A programação contou com palestras e atividades educativas voltadas a enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem. Além das palestras, conselheiros do Coren-SP montaram um posto de atendimento como parte do projeto “Conselheiro Participativo”, onde realizaram serviços como acordos de dívidas e renovações de Carteiras de Identidade Profissional.

Os conselheiros Virgínia Tavares, Sérgio Cleto, Vanessa Scarcella, Cláudia Satiko, Vanessa Morrone e Eugênio Dantas representaram o Coren-SP no evento, que contou também com a participação das seguintes autoridades: Marcus Vinícius Rezende, secretário municipal de saúde de Campos do Jordão; Ana Cleide Ushoa, representante da Diretoria Regional de Saúde de Taubaté; enfermeira Adriana Moreira, secretária municipal de saúde de Areias e vereador Cláudio Adão, representando a Câmara Municipal de Campos do Jordão.  

A mesa de abertura do evento contou com a participação da segunda-tesoureira, Virgínia Tavares e outras autoridades

“Agradeço a todas as autoridades e aos cerca de 150 profissionais de enfermagem que prestigiaram mais esta edição do Coren-SP Com Você. Tivemos a alegria de receber profissionais de Areias, Lagoinha, Cruzeiro e Campos do Jordão. Sem a presença de vocês, o evento não teria sido esse grande sucesso”, agradeceu a conselheira Vanessa Scarcella, coordenadora do “Coren-SP Com Você”.

A conselheira Vanessa Scarcella coordena o “Coren-SP Com Você” e atuou como mestre de cerimônias no Espaço Cultural Dr. Além, em Campos do Jordão

Participante da mesa de abertura do evento, o secretário municipal de saúde de Campos do Jordão, Marcus Vinícius Rezende, destacou o papel acolhedor e humanizador do profissional de enfermagem no sistema de saúde: “A vocação de vocês é acolher e cuidar, e vocês estão fazendo isso aqui também neste evento, acolhendo os profissionais de enfermagem de nossa cidade. Campos do Jordão fica muito agradecida com a presença do Coren-SP”, destacou.

O secretário de saúde de Campos do Jordão, Marcus Vinícius Rezende, participou do evento

Já a conselheira Virgínia Tavares, segunda-tesoureira do Coren-SP, frisou a alegria que é voltar a fazer eventos presenciais após o longo período de pandemia que vivenciamos: “A enfermagem é construída assim, com o comprometimento de cada um de vocês. Enfrentamos a pandemia e, podermos estar de volta acolhendo cada um de vocês, faz toda a diferença. Disseminem o conhecimento que adquirirem hoje e contem com o Coren-SP”.

A primeira palestra da programação foi ministrada pelo conselheiro Sérgio Cleto, que apresentou os projetos atuais do Coren-SP e todo o trabalho que o conselho vem fazendo para se aproximar do profissional de enfermagem no estado de São Paulo.

O conselheiro Sérgio Cleto fez uma apresentação sobre os projetos atuais do Coren-SP

“Assumimos o compromisso de sair de dentro das quatro paredes da nossa sede e percorrermos o estado a serviço do profissional de enfermagem. Somos o maior conselho da América Latina, representando cerca de 600 mil profissionais inscritos. Fico feliz também por estarmos despertando para nossa força e nos unindo nas lutas pelas nossas bandeiras, como o piso salarial, lei que está prestes a começar a ser cumprida graças à luta do sistema Cofen/Conselhos Regionais com o apoio de todos vocês”, colocou o conselheiro.

Sérgio apresentou também alguns números que demonstram toda a dimensão do Coren-SP: “nos últimos 3 anos realizamos mais de 11 mil fiscalizações a unidades de saúde, mais de 120 oficinas de dimensionamento de pessoal, mais de 90 mil atendimentos online e mais de 500 atividades do NAAF, com conselheiros indo até hospitais e unidades de saúde. Também emitimos mais de 60 mil Carteiras de Identidade Profissional (CIPs), renovamos mais de 50 mil CIPs, fechamos mais de 183 mil acordos de conciliação de dívidas e emitimos mais de 3,5 mil certificados de especialização”.

Quanto aos certificados de especialização, Sérgio fez um pedido aos profissionais: “Atualmente, o registro de especialização é obrigatório. É um serviço gratuito, portanto, solicitamos que todos vocês que são especialistas, sejam enfermeiros ou profissionais do nível médio, registrem suas especializações no conselho para que constem na Carteira de Identidade Profissional de vocês. Isso valoriza a formação de todos vocês”.

Vanessa Morrone coordenadora do “Coren-SP Sem Fronteiras”

A programação científica do “Coren-SP Com Você” em Campos do Jordão prosseguiu com uma apresentação do “Coren-SP Sem Fronteiras”, feito pela coordenadora do projeto, conselheira Vanessa Morrone.

Vanessa introduziu a profissional Cristiane Bueno, coordenadora da Estratégia Saúde da Família de Campos do Jordão. Cristiane fez a apresentação de uma experiência exitosa chamada “Atendimento Compartilhado”, onde médicos e profissionais de saúde especialistas vão até as unidades básicas de saúde para atender a população ao lado dos demais profissionais da Atenção Primária.

A enfermeira Cristiane Bueno apresentou projeto inovador que melhorou a assistência à saúde na rede municipal de Campos do Jordão

“Trata-se de um modelo inovador de assistência da Atenção Primária, criado para absorver a demanda referenciada para avaliação especializada, tendo em vista a ida do médico especialista à equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde, propondo a educação permanente da equipe, garantindo o vínculo do paciente na unidade básica, o enfoque do tratamento e continuidade das atividades de promoção, prevenção e assistência à saúde nas Unidades de Saúde da Família”, colocou.

Um dos principais efeitos da implantação desse modelo assistencial foi a diminuição das filas de espera nos atendimentos nas unidades municipais.

A conselheira Bruna Busnardo faz demonstração de socorro a sangramento

A parte da manhã do “Coren-SP Com Você” foi encerrada com a palestra “Suporte Básico de Vida”, feito pela conselheira Bruna Busnardo, especialista em Atendimento Pré-hospitalar e enfermeira do SAMU de Sumaré.

Bruna explicou de forma teórica e fez demonstrações práticas de atendimentos de primeiros socorros a diversas situações comuns como engasgos, queimaduras, paradas cardiorrespiratórias e sangramentos.

“Uma hemorragia arterial pode levar a vítima a óbito em até 3 minutos. É muito importante que vocês saibam socorrer esse tipo de emergência para que dê tempo do SAMU chegar e que a vítima seja salva”, explicou ao falar do atendimento a sangramentos. Bruna demonstrou a forma de socorrer esse tipo de situação, com compressão no ferimento.

O período da tarde, trouxe um momento de autoconhecimento e aprimoramento pessoal, com a palestra “Inteligência Emocional como Estratégia Comportamental”, feita pela enfermeira e coach, Carolina Basílio.

Carol Basílio deu uma aula sobre Inteligência Emocional e autoconhecimento

Carolina explicou uma questão que fez muitos profissionais refletirem: como nossos traumas e nossas memórias, sobretudo aquelas formadas até os sete anos de idade, contribuem para uma série de comportamentos que nos atrapalham durante a vida adulta.

“Todos estamos tentando curar as feridas emocionais da nossa primeira infância”, explicou. Carol deu alguns exemplos: “será que o medo que tenho atualmente de expor minha opinião ao meu chefe não é resultado de quando eu era criança e minha mãe me mandava não me intrometer nas conversas dos adultos?”.

Um dos pontos mais importantes trazidos pela palestra foi a questão do autoconhecimento como fator fundamental para aquisição de maior Inteligência Emocional. “Não existe Inteligência Emocional sem autoconhecimento”, colocou Carol, acrescentando que a aquisição de autoconhecimento normalmente envolve enfrentarmos nossos traumas e questões das quais instintivamente fugimos, mas que devem ser resolvidas para que tenhamos maior domínio sobre nosso comportamento, nossas reações e nossa vida.

A conselheira Cláudia Satiko, representante das Câmaras Técnicas do Coren-SP

 O encerramento do evento “Coren-SP Com Você” em Campos do Jordão foi feito pela conselheira Cláudia Satiko, que representou as Câmaras Técnicas do Coren-SP. Cláudia apresentou o importante trabalho desenvolvido pelo órgão, responsável por regulamentar algumas questões técnicas e práticas da atuação de enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem.

“Temos uma equipe de especialistas em diversas áreas que elaboram os Pareceres Técnicos e as Orientações Fundamentadas. Alguns desses documentos já serviram até mesmo de base para a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso e até protocolos assistenciais em grandes instituições e em alguns municípios”.

Um dos pontos importantes trazidos pela conselheira Cláudia foi a necessidade de os profissionais de enfermagem conhecerem esses documentos, que sanam diversas dúvidas comuns relativas à assistência. O link para acesso aos Pareceres, que são documentos públicos, é o seguinte: https://portal.coren-sp.gov.br/pareceres/

Galeria de imagens

Saiba mais