‘Coren-SP Com Você’ leva conhecimento e atualização a profissionais de Piracicaba

Mais uma edição do evento Coren-SP Com Você foi realizada na manhã desta quarta-feira (30), desta vez no salão nobre da Fundação Municipal de Ensino (FUMEP), em Piracicaba.

Com mais de 100 profissionais de enfermagem na plateia, a atividade contou com a participação do secretário municipal de saúde de Piracicaba, Marcelo Pinto de Carvalho, além dos conselheiros do Coren-SP, Márcio Bispo, Márcia Rodrigues, Vanessa Morrone, Natali Petri e Bruna Busnardo.

O conselheiro Márcio Bispo representou o presidente do Coren-SP, Sergio Cleto

Representando o presidente do Coren-SP, Sergio Cleto, Márcio Bispo fez a palestra de abertura do evento, com o tema “Ações e programas do Coren-SP”.

O evento contou com a participação do secretário municipal de saúde de Piracicaba, Marcelo Pinto de Carvalho

Ele citou as ações recentes do conselho e colocou o Coren-SP à disposição dos profissionais de enfermagem de Piracicaba. “Vou contar um segredo para vocês. O Coren-SP está realizando uma série de inaugurações de novos postos de atendimento que funcionam dentro de unidades do Poupatempo em todo o estado e Piracicaba também terá seu posto Atende, que será inaugurado ainda este ano”, contou Márcio para os presentes, aproveitando para convidar a todos para a inauguração do posto, que será no dia 16 de dezembro.

A segunda palestra da manhã, com o tema “Anotações de enfermagem”, foi feita pela conselheira Vanessa Morrone.

Vanessa Morrone trouxe conceitos de anotação de enfermagem ao evento

Antes de chegar ao tema central de sua palestra, Vanessa falou de forma mais geral sobre a enfermagem. “Temos os nossos instrumentos básicos em nossa profissão. Eles são: observação, método científico, princípio científico, criatividade, comunicação, trabalho em equipe, planejamento, avaliação e destreza manual”.

Ao falar sobre a realização das anotações de enfermagem, a conselheira destacou a validade legal das anotações e que apenas os cuidados anotados tem validade jurídica em caso, por exemplo, de um paciente processar o profissional de saúde ou o hospital. Ela também exemplificou como fazer as anotações da forma mais correta possível: “Devemos anotar os sinais vitais mensurados do paciente, as eventuais intercorrências e medidas adotadas, as respostas dos pacientes às ações realizadas, o atendimento às prescrições de enfermagem e médicas e os cuidados de rotina, encaminhamentos e transferências de setor, entre outros”.

Natali Petri deu dicas sobre liderança no ambiente de trabalho

A terceira palestra da manhã foi sobre o tema “Ferramentas para gestão pessoal e alta performance em liderança”, feita pela conselheira Natali Petri.

Natali falou sobre algumas ferramentas que considera importante conhecermos para podermos navegar de forma mais eficiente pelo mercado de trabalho. A conselheira explicou que liderança é uma característica que pode e deve ser construída por qualquer profissional, a partir de algumas etapas que podem ser seguidas e aprendidas: interações sociais, entendendo as 5 gerações (boomers e gerações x, y, z e millenials), habilidades socioemocionais, neuroliderança e conexão.

Um outro ponto de destaque da palestra de Natali foi quando a conselheira deu dicas de linguagem corporal. Ela falou sobre a linguagem corporal de forma ampla, inclusive levando em consideração as mãos e os braços. “Para que nossas mãos fiquem em evidência, nossos braços precisam estar entre o topo da cabeça e a região do umbigo. Mãos acima da cabeça dão a ideia de autoridade. Mãos nos bolsos parece que queremos ocultar algo e mãos cobrindo os genitais dão a ideia de vulnerabilidade”, colocou Natali.

Bruna Busnardo, que trabalha no SAMU de Sumaré, falou sobre o atendimento a vítimas de AVC

O evento Coren-SP Com Você em Piracicaba se encerrou com a palestra “Atendimento ao Acidente Vascular Encefálico”, feita pela conselheira Bruna Busnardo.

Em sua exposição, Bruna explicou os principais sintomas do AVC e como fazer os primeiros socorros da doença. “É muito importante administrarmos medicação trombolítica nas primeiras 4 horas e meia após o surgimento dos primeiros sintomas. Isso tem o objetivo de dissolver eventuais coágulos causadores do AVC e pode reverter até 95% das sequelas da doença”, ensinou Bruna.

A conselheira explicou também a etiologia do AVC, listando suas causas: “O AVC normalmente ocorre pelas seguintes causas: oclusões de grandes artérias (arterosclerose), cardioembolismo, oclusão de pequenas artérias, infartos por outras etiologias e infarto de origem indeterminada”, concluiu.

Galeria de fotos

Saiba mais

Como posso ajudar?