Coren-SP apresenta projetos Conselheiro Ouvidor e Qualifica Sepse ao Hospital das Clínicas

O Coren-SP participou, quinta-feira (11), da primeira reunião de 2016 do Nugen – Núcleo Técnico Científico Gestor de Enfermagem do Hospital das Clínicas (HC/FMUSP). Na ocasião, os conselheiros Marcel Lobato e Renata Pietro Viana apresentaram dois projetos desenvolvidos pela autarquia: o Conselheiro Ouvidor e o Qualifica Sepse. 

Os conselheiros Marcel Lobato e Renata Pietro durante reunião do Nugen do Hospital das Clínicas

O Nugen é formado por RTs dos 10 institutos e quatros hospitais do Complexo do HC, além do Projeto Região Oeste (PRO) e da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). O objetivo do Coren-SP é firmar parcerias para o desenvolvimento dos projetos em cada um dos institutos.

O projeto Conselheiro Ouvidor foi detalhado pelo conselheiro Marcel Lobato…

O conselheiro Marcel detalhou o Projeto Conselheiro Ouvidor, que consiste em palestra aos profissionais de Enfermagem seguida de plantão de dúvidas. Na palestra é explicada um pouco da história do Sistema Cofen/Corens e da regulamentação da profissão; o papel e a atuação dos conselheiros; a estrutura da Coren-SP Educação, além do Processo Eleitoral. O Conselheiro Ouvidor tem o objetivo de aproximar o Conselho dos profissionais.

…e o Qualifica Sepse pela conselheira Renata Pietro

Já o Projeto Qualifica Sepse consiste em capacitação das equipes de Enfermagem visando o diagnóstico e tratamento precoces da doença, para reduzir o número de mortes. A Sepse é desconhecida pela maioria dos brasileiros, embora seja responsável por 25% da ocupação dos leitos em UTIs, no país. Ao todo, são diagnosticados, por ano, no mundo, cerca de 400 mil casos de sepse. 

A reunião do Nugen foi coordenada pela enfermeira Rosemeire Keiko Hangai (ao centro)

Ao final da apresentação, a enfermeira Rosemeire Keiko Hangai manifestou interesse em que o Coren-SP ministrasse na instituição palestra específica sobre comportameto nas redes sociais. “A semente dos projetos foi lançada. Sobre a questão das redes sociais, vamos fazer um pedido oficial ao Coren-SP para que a ideia torne-se realidade”, revelou.

 

Como posso ajudar?