COREN-SP acompanha vitória salarial de enfermeiros da Secretaria de Saúde de Santos

O COREN-SP esteve em Santos, na última quarta-feira (10/12), para acompanhar de perto uma vitória da Enfermagem local. Após mais de dois anos de luta dos profissionais, o prefeito do município, Paulo Alexandre Barbosa, assinou o Projeto de Lei que prevê um aumento significativo nos salários dos 267 enfermeiros da rede municipal de Saúde – o valor passará de R$ 2.714,00 para R$ 4.080,00. O projeto também beneficia os cerca de 300 enfermeiros aposentados do município. A assinatura do Projeto foi realizada na sede da Prefeitura de Santos na presença de mais de 80 enfermeiros.


Da esquerda para a direita: Josias Pereira da Silva, do Sindest; Marcos Calvo, secretário de Saúde de Santos; Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos; Fábio Alexandre Ferraz, secretário de Gestão do município; Manoel Constantino, vereador; e Luciano da Silva, conselheiro titular do COREN-SP

O conselheiro Luciano da Silva, que representou a autarquia na assinatura do Projeto, explicou: “A luta dos enfermeiros, ao lado do Sindicato dos Servidores Estatutários de Santos, e que contou com apoio do COREN-SP, foi pela mudança da faixa salarial dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores de Santos, o PCCS, o que começa a ser realizado hoje”. Na prática, o Projeto cria uma nova faixa salarial no PCCS dos funcionários municipais de Santos, passando o salário dos enfermeiros da faixa “P” para a faixa “Q”.


Mais de 80 enfermeiros da rede municipal de Saúde de Santos acompanharam a assinatura do Projeto de Lei, que prevê a mudança de faixa salarial dos profissionais

Uma comissão formada por sete enfermeiros da rede municipal participou ativamente das negociações com a prefeitura. “Mantivemos reuniões de negociação periódicas com o secretário de Gestão de Santos, durante dois anos, e hoje estamos felizes porque o nosso trabalho está se concretizando com êxito”, comemorou a enfermeira Tânia Ramos Amaral, uma das integrantes da comissão.


Representantes dos profissionais de Enfermagem, do Sindest e do COREN-SP, com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (ao centro) 

O enfermeiro Carlos Alberto de Oliveira Rodrigues, que também integra a comissão de profissionais, aproveitou a ocasião para lembrar de outro tema importante: “A conquista de hoje representa um avanço enorme para nossa categoria, mas não podemos nos esquecer da luta pela jornada de 30 horas, que é a nossa próxima demanda à prefeitura”. 

Após a assinatura pelo prefeito, o Projeto de Lei será encaminhado à Câmara Municipal de Santos, para votação. A expectativa é que este seja aprovado, entre fevereiro e março de 2015, logo após o recesso legislativo.

Como posso ajudar?