COREN-SP abriga reunião científica da SOBENDE sobre prevenção ao câncer de pele

A SOBENDE – Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia promoveu, na manhã desta quinta-feira (18/9), no auditório da sede do COREN-SP, na Capital, reunião científica sobre o papel da Enfermagem na prevenção ao câncer de pele. O encontro contou com a presença do presidente do COREN-SP, Mauro Antonio Dias da Silva, da vice-presidente da SOBENDE, Maria Helena Santana Mandelbaum e do médico dermatologista Francisco Ferreira.

O presidente do COREN-SP, Dias da SIlva, durante encontro da SOBENDE

Dia das Silva destacou a importância de maior politização dos profissionais de Enfermagem, até para mudanças de algumas políticas públicas de saúde. Já Mandelbaum falou da necessidade de capacitar e preparar os profissionais para atuarem na prevenção ao câncer de pele. “Se você gosta tanto de pele não pode gostar só de tratar feridas instaladas. É preciso aprender a conviver com o novo e ter coragem para estabelecer novos modelos de atuação”, ressaltou.

O dermatologista Francisco Ferreira falou dos riscos da exposição solar em crianças e adolescentes

Convidado da SOBENDE, o coordenador da campanha “Sol Amigo da Infância” na Baixada Santista, Francisco Ferreira, apresentou dados sobre o câncer de pele – que representa 25% dos tumores malignos no país -, além de detalhes sobre a composição da pele, maior órgão do corpo humano, e do envelhecimento cutâneo intrínseco (biológico) em contraponto ao fotoenvelhecimento (induzido).

Estudantes e profissionais prestigiaram o encontro realizado na sede do COREN-SP, na Capital

O médico lembrou ainda que as crianças e adolescentes estão mais propensos as ações nocivas do sol do que os adultos. “Ao contrário da maioria dos adultos em ambiente urbano, as crianças passam grande parte do seu tempo diário em ambientes externos. Estima-se que 25 a 50% da exposição solar que uma pessoa recebe durante a vida é obtida antes dos 21 anos de idade”, destacou.

Material distribuído aos participantes inclui gibi da Turma da Mônica, produzido especialmente para a campanha

A Campanha “Sol Amigo da Infância” é um projeto de ação social, educativo e preventivo, que visa educar crianças em idade escolar sobre os riscos da exposição solar inadequada e os hábitos saudáveis de proteção no dia a dia. Faz parte da campanha um DVD e uma cartilha em formato de História em Quadrinhos, produzida pelo cartunista Maurício de Sousa e equipe. O material, entregue aos participantes, vem sendo distribuído gratuitamente nas escolas da rede pública e particular do Estado de São Paulo, e entre s mais de 7 mil dermatologistas do país.

 

Como posso ajudar?