Coren-RJ presta apoio aos profissionais que denunciaram abuso por anestesista
Nesta segunda-feira (11/7), o Conselho Regional do Rio de Janeiro (Coren- RJ) prestou apoio à equipe de Enfermagem do Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João Meriti, pela descoberta do crime de estupro cometido pelo médico anestesista Giovanni Quintella.
O flagrante do crime só foi possível a partir da sensibilidade das profissionais de Enfermagem que desconfiaram da sedação excessiva em duas pacientes de cesáreas anteriores. Um celular foi posicionado em local estratégico na sala cirúrgica, que conseguiu registrar o abuso e provar a denúncia, assegurando justiça à vítima. Durante o tempo da cirurgia, que durou cerca de 1:30h, foram registrados 10 minutos de ocorrência do crime.
Durante a visita os profissionais foram parabenizados pela ação que evitou que novos casos como esse pudessem ocorrer, o Coren-RJ ressaltou a importância do exercício profissional pleno para a fiscalização da saúde brasileira.
Além disso, o Coren-RJ solicitou à direção o acompanhamento de perto das profissionais de Enfermagem, inclusive jurídico durante o inquérito policial.
Estiveram presentes a presidente do Coren-RJ, Ellen Peres, a coordenadora da subseção de Nova Iguaçu, Caroline Moraes e a procuradora do conselho regional Fábia Suzana.
Fonte: Ascom – Cofen