“Conversa de boteco” promove conscientização da saúde do homem em Paraisópolis

Com a chegada do mês de novembro, vem também a campanha de conscientização realizada por entidades de saúde para dar mais visibilidade à saúde do homem, também conhecida como Novembro Azul. Hábitos saudáveis e acompanhamento preventivo de saúde são essenciais para o envelhecimento com qualidade de vida. Porém, os homens costumam dar menos atenção à saúde, realizando menos consultas médicas que mulheres e crianças, e foi essa questão que motivou a iniciativa do projeto “Conversa de boteco”.

O projeto é realizado pelo enfermeiro Francisco Paiva há 6 anos na UBS Paraisópolis II, gerenciada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, e consiste em organizar rodas de conversa em lugares de maior concentração masculina. Francisco conta que a conscientização e as conversas são frequentes. “Fizemos um planejamento para desenvolver atividades com o grupo masculino, com objetivo de dar mais atenção à saúde do homem, já que são considerados marginalizados aqui na região, então começamos buscar lugares com maior concentração masculina, como os bares, campos de futebol etc.”.

Enfermeiro Francisco Paiva (ao centro) em atendimento durante a “Conversa de Boteco”

Messias de Jesus é morador de Paraisópolis, trabalha como motorista particular e conta como a roda de conversa e a ajuda do enfermeiro o auxiliaram nos problemas de saúde. “A experiência é muito boa em termos de saúde. Há muito tempo eu não fazia nenhum exame. Quando comecei a sentir uma dor do lado da costela, falei com o Francisco e ele me encaminhou para um check-up completo”.

A história de Messias é uma das que serão apresentadas em reportagem completa na próxima edição de Enfermagem Revista. Acompanhe aqui pelo site e pelas redes sociais!

Como posso ajudar?