Consultório na Rua: município de Marília presta assistência à população em situação de vulnerabilidade

Como uma forma de ampliar os serviços de saúde à população em situação de rua e fortalecer o vínculo entre as pessoas sem residência fixa e a atenção básica, a prefeitura de Marília implantou o programa “Consultório na Rua”, visando o restabelecimento físico, assistência psicossocial, redução de agravos, internações e mortes.

Foto: Mauro Abreu / Prefeitura de Marília

Formado por uma equipe multiprofissional e com condições de solução imediata para pequenas necessidades, como curativos e vacinas, o programa oferece acesso à rede básica de saúde, com encaminhamento até a unidade mais próxima. “A equipe do projeto proporciona mais acesso à saúde para as pessoas em situação de rua, atuando com uma perspectiva ampliada e o acolhimento”, diz a enfermeira apoiadora da atenção básica, Cristiane Costa e Silva Menegucci.

O Consultório na Rua em Marília segue o previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). O secretário municipal de saúde, Ricardo Mustafá, destaca a importância da atuação da enfermagem nesse cenário. “Como todas as ações de saúde, o Consultório na Rua tem que primar pela multidisciplinaridade. Nesse contexto, a enfermagem tem um papel determinante, como ordenador de várias necessidades da população em situação de rua” diz.

Segundo a enfermeira Marcella Maria Pereira, membro da equipe, o vínculo estabelecido entre os profissionais e a população pode contribuir para que as vulnerabilidades sejam menores. “Infelizmente, as pessoas mais vulneráveis são uma parcela da população que se encontra esquecida. Quando falamos em saúde, devemos lembrar que não é apenas a cura da doença, mas sim o reconhecimento do processo saúde-doença, que envolve muito mais do que podemos imaginar”, explica a enfermeira.

Para a enfermeira Cristiane, ter um serviço que vai ao encontro à população é uma oportunidade para o reconhecimento e a valorização da prática da assistência humanizada.

Como posso ajudar?