Conselhos de Enfermagem contribuem para a discussão do GTT de Medicamentos da Anvisa

Com o intuito de reforçar a articulação entre os assuntos de interesse mútuo entre o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Presidente do Cofen, Marcia Krempel, e o Conselheiro Federal Antonio Marcos Gomes, participaram de uma reunião, nesta quarta-feira (3), na sede da Anvisa.

Durante o encontro, foi estabelecido que tanto o Cofen como os Conselhos Regionais terão representantes no Grupo de Trabalho Temático (GTT) de Medicamentos que faz parte das discussões sobre a condução da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em meados de 2010, por meio da Lei 12.305.

A ideia é que o COFEN passe a participar mais ativamente das Câmeras Temáticas, assim como dos demais Grupos de Trabalho que envolvam temáticas relacionadas ao campo da Enfermagem.

O objetivo do GTT de Medicamentos é propiciar a construção de um acordo setorial entre todos os atores relacionados à cadeia do medicamento. A finalidade das discussões é desenvolver uma proposta de implementação de logística reversa e outras medidas de não geração de resíduos para a conformação de um acordo setorial com a indústria farmacêutica.

Para a Presidente do COFEN, a participação de representantes dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem no GTT de Medicamentos irá contribuir para os debates e projetos que farão parte da Politica Nacional de Resíduos Sólidos.

Além da participação nos estudos relacionados aos resíduos sólidos, o Cofen já estuda diversas outras contribuições junto à Anvisa.

Como posso ajudar?