Conselheiros e fiscal realizam inspeção em Osasco

O Coren-SP está realizando fiscalizações em unidades de saúde de todo o estado com foco na assistência à Covid-19. Além dos fiscais da autarquia, os conselheiros também participam de inspeções, no âmbito do Núcleo de Atividade de Acompanhamento de Fiscalização (NAAF), criado pela gestão 2021-2023.

Coordenado pela conselheira Vanessa Scarcella, o NAAF visa aproximar o Coren-SP dos profissionais, acompanhando o seu cotidiano, identificando condições inadequadas de trabalho e apoiando a prática profissional. “O projeto tem sido muito positivo, pois é uma forma de tornar o Coren-SP mais próximo da categoria. Os conselheiros acolhem e também são acolhidos e tem sido uma troca de experiências muito válida. É uma forma de criarmos uma enfermagem mais forte e unida. A melhor maneira de acompanharmos o dia a dia do profissional é estando lá com ele, vivenciando sua rotina e local de trabalho”, explica Vanessa, lembrando que os conselheiros são profissionais que atuam na linha de frente em suas rotinas profissionais, para além do Coren-SP.

A conselheira Vanessa Scarcella coordena o Núcleo de Atividades de Fiscalização

Nesta quarta-feira (14/4), o conselheiro Marcos Fernandes acompanhou a fiscal Sabrina Valera, da subseção de Osasco, em duas fiscalizações. As unidades de saúde inspecionadas foram o Pronto-socorro Doutor Osmar Mesquita e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sílvio João Luíz de Lúcia.

Sabrina (ao centro), Marcos e a RT Sarah Rodrigues de Lima, do Pronto-socorro Doutor Osmar Mesquita

“O objetivo principal das fiscalizações foi, diante do cenário atual de trabalho da enfermagem, identificar inconformidades que possam impactar na execução da assistência, orientar os profissionais para o melhor enfrentamento da pandemia e buscar a adequação do quadro de pessoal, garantindo a segurança dos pacientes e dos profissionais. Para isso, a execução da assistência nos setores foi inspecionada, além dos termos e documentos, como escalas de trabalho, cálculo de dimensionamento de pessoal e escuta dos depoimentos dos profissionais de enfermagem”, detalhou a fiscal Sabrina.

Durante o dia, Sabrina e Marcos percorreram todas as alas das unidades inspecionadas, verificando todo o fluxo assistencial aos pacientes confirmados e suspeitos de Covid-19. Marcos já tem percebido o retorno positivo dos profissionais de enfermagem às fiscalizações e ao projeto Conselheiro Fiscal: “São profissionais que, mais do que nunca, precisam de apoio e acolhimento. Está sendo satisfatório ver um colega meu falando que tem alguém aqui olhando por ele, perguntando como ele está, o que está faltando a ele. É um projeto que mostra um Coren-SP novo, alinhado com seu objetivo e atuante, que realmente representa o profissional de enfermagem”, finaliza o conselheiro.

UBS Sílvio João Luiz de Lúcia

Saiba mais:

Conselheiros e fiscal realizam inspeção em Osasco

Fiscalização inspeciona unidades em Estrela do Norte, Espigão e Osasco