Conselheiros e fiscais do Coren-SP seguem com ações de inspeção pelo estado

Seguindo com as ações de fiscalização do Coren-SP, os conselheiros Jeferson Caproni, Virgínia Tavares e Marcia Brito, e fiscais das subseções realizaram nas últimas semanas  inspeções nas instituições de saúde, verificando os fluxos de assistência de enfermagem em meio à pandemia e, também, a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para a segurança dos profissionais.

As fiscais Ana Cristina Andrade e Regina Rabelo inspecionaram a Santa Casa de Araçatuba, o Pronto Atendimento Jardim Santana e o Hospital Estadual Dr. Odilon Antunes de Siqueira, ambos em Presidente Prudente. Em Santo Anastácio, elas deram continuidade às ações de fiscalização na Santa Casa e na Unidade Básica de Saúde (UBS II) Dr. Orlando Bertolli.

Santa Casa de Araçatuba

Pronto Atendimento Jardim Santana

Hospital Estadual Dr. Odilon Antunes de Siqueira

Santa Casa de Santo Anastácio

UBS II Dr. Orlando Bertolli

Já a fiscal Vanda Cruz esteve no Hospital GACC, em São José dos Campos, e na Santa Casa de Aparecida, para verificar o fluxo de assistência, o plano de contingência e disponibilidade de EPIs.

Hospital GACC

Santa Casa de Aparecida

A fiscal Gisele Toledo inspecionou o Beneficência Portuguesa de Santos. Durante a ação, ela foi acompanhada  pela gerente e pela coordenadora de enfermagem, Angela Massing Siqueira e Luciana Suguiyama.

Beneficência Portuguesa de Santos

Em Itanhaém,  a chefe técnica da subseção de Santos, Luciana Oliveira, verificou o fluxo de assistência e a disponibilidade de EPIs no Hospital Regional Jorge Rossman.

Hospital Regional Jorge Rossman

Ainda no Litoral, a fiscal Maria Carolina Furtado inspecionou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, em Caraguatatuba.

UPA Sul

A chefe técnica da subseção de São José dos Campos, Roberta Zloccowick, as fiscais Regina Sperandeo e Ana Cristina Santos Paiva, averiguaram a disponibilidade de EPIs e o fluxo de assistência no Hospital Leonor Mendes de Barros, em Campos do Jordão, no Hospital Santos Dumont Caraguatatuba, em São José dos Campos, e na Unimed de Presidente Prudente.

Hospital Leonor Mendes de Barros

Hospital Santos Dumont Caraguatatuba

O primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Jefferson Caproni, realizou uma  Inspeção no Pronto-Socorro de Carapicuíba. Na ocasião, ele averiguou a questão da falta de EPIs, de protocolos assistenciais específicos para enfrentamento da pandemia, afastamentos de profissionais contaminados, entre outras questões. “Nós tentamos contatar o secretário de saúde do município, mas não obtivemos sucesso. Assim, no intuito de fortalecer discussões que tragam mais soluções para esses problemas vivenciados e buscar, incessantemente, a resolutividade dos desafios enfrentados em momento tão adverso, remetemos para a apreciação e discussão”, diz Jefferson.

Inspeção no Pronto-Socorro de Carapicuíba

Já a conselheira Márcia Brito esteve no Hospital Sancta Maggiore. “Em relação às atividades, a minha percepção foi que, de acordo com as instituições que inspecionei, todas elas tiveram certa dificuldade no início da pandemia, inclusive para lidar com o medo e anseio dos profissionais. Mas com o passar do tempo, essas questões vêm se adequando conforme as orientações”, avalia.

A conselheira Virginia Tavares Santos inspecionou o Hospital Universitário, o AC Camargo, o Santa Joana e a Maternidade Brasil, em Santo André.

“É importante que durante a inspeção, nós estejamos abertos a ouvir e orientar os profissionais em seu ambiente de trabalho.  As gerências se colocaram à disposição do Coren-SP para apresentação de documentos e discussões entre os departamentos do serviço de saúde, mostrando a sua realidade na prestação de serviço à população e a responsabilidade com suas equipes”, conta Virginia.

Em Ribeirão Branco, a Chefe Técnica da subseção de Itapetininga, Glaucia Maria Machado de Almeida, esteve no Hospital Municipal. Após verificar a disponibilidade de EPIs, ela realizou a entrega de máscaras N95.

Hospital Municipal de Ribeirão Branco

Como posso ajudar?