Representantes do Coren-SP são eleitos para o Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos

Na última sexta-feira, 4/2, os conselheiros Wagner Albino Batista e Valdenir Mariano foram eleitos para compor o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Guarulhos, tendo sido empossados como conselheiros no órgão para o biênio 2022-2024. Wagner tomou posse como conselheiro titular e Valdenir como conselheiro suplente, ambos como representantes do Coren-SP.

Conselheiro Vadenir Mariano (à esquerda) e Wagner Batista (à direita) tomam posse no CMS Guarulhos

O conselheiro Wagner também foi eleito para compor a Comissão Executiva do CMS de Guarulhos, como titular. A Comissão Executiva elabora as pautas das reuniões do Conselho Municipal de Saúde e é quem efetivamente executa as providências, recomendações e decisões advindas do plenário do conselho.

Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos realiza a posse dos eleitos

“A minha participação e a participação do Coren-SP no CMS de Guarulhos é muito importante. Com uma atuação muito ativa, nós, integrantes, vamos até as unidades de saúde, observamos condições de trabalho dos profissionais e funciona muito bem”, afirmou o conselheiro Wagner Albino Batista.

A função dos Conselhos Municipais de Saúde é exercer o controle social das políticas de saúde pública dos municípios. Por meio dos CMS, a população e os profissionais de saúde têm a oportunidade de participar da administração e da alocação de recursos da prefeitura nos serviços de saúde, além de fiscalizarem a atuação do poder público municipal no âmbito do SUS. Todo cidadão do município pode participar das reuniões do CMS e se candidatar a cargos dentro do órgão.