Conselheiros acolhem profissionais de Américo Brasiliense vítimas de violência e iniciam tratativas pelas 30 horas no município
O Coren-SP esteve nesta quinta-feira (13) na cidade de Américo Brasiliense, onde no dia 6/4 um homem esfaqueou sete pessoas no Hospital Municipal José Nigro Neto, inclusive profissionais de enfermagem. Felizmente nenhum dos atingidos se feriu com gravidade.
Os conselheiros Luciano Santos, Anderson Rodrigues e Edson José da Luz fizeram uma visita de apoio e acolhimento aos profissionais de enfermagem do hospital e reuniram-se também com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região. Os conselheiros representaram a Comissão de Relações Institucionais (CRI) do Coren-SP.
“Conversamos com os profissionais e colocamos o conselho à disposição deles. Também solicitamos pessoalmente à Secretaria de Saúde para que o efetivo de segurança nas unidades de saúde de Américo Brasiliense seja reforçado, de forma a proteger os trabalhadores”, relatou o conselheiro Luciano Santos.
Outra questão importante tratada pelos conselheiros foi a jornada de 30 horas semanais para a enfermagem. “Em uma reunião ao lado do sindicato, de profissionais de enfermagem, do departamento jurídico da prefeitura e da Secretaria de Saúde, foi aceita a nossa proposta de se iniciar os estudos de viabilidade de um projeto piloto de jornada de 30 horas para a enfermagem do município, sem redução salarial. Esse seria um grande ganho para a enfermagem do município e para a população assistida por eles, pois a jornada de 30 horas semanais tende a ter um impacto positivo na qualidade da assistência de saúde prestada”, concluiu o conselheiro Luciano Santos.
Saiba mais