Conselheiras participam de fiscalizações na capital com foco na assistência à Covid-19

O Coren-SP continua realizando fiscalizações voltadas à assistência de enfermagem à Covid-19 em instituições de saúde de todo o estado.

Parte dessas inspeções são feitas pelo NAAF – Núcleo de Atividade de Acompanhamento de Fiscalização, quando conselheiros acompanham os fiscais nas ações, aproveitando a oportunidade para se aproximar dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que estão na ponta da assistência.

 No dia 3/2, quinta-feira, a conselheira Márcia Rodrigues participou de uma dessas inspeções. Ela acompanhou a fiscalização do Coren-SP em uma ação no Hospital Dom Alvarenga, no bairro do Ipiranga, na zona sul da capital.

Coren-SP realiza fiscalização no Hospital Dom Alvarenga

No hospital, a conselheira teve a oportunidade de dialogar com membros da equipe de enfermagem, esclarecendo dúvidas e questionamentos e colocando a autarquia à disposição dos trabalhadores.

Ainda no dia 3/2, a conselheira Adriana Pereira da Silva participou de duas inspeções pelo NAAF em unidades municipais da capital. Primeiro, ela acompanhou a fiscalização do Coren-SP em uma ação na Assistência Médica Ambulatorial/Unidade Básica de Saúde (AMA/UBS) da Vila Carmosina, na zona leste de São Paulo. Depois, a fiscalização foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Amaro, na zona sul da cidade.

AMA/UBS da Vila Carmosina
AMA/UBS da Vila Carmosina
UPA Santo Amaro
UPA Santo Amaro

Em todas essas fiscalizações foi verificado todo o fluxo assistencial de enfermagem à Covid-19, os planos de contingência à pandemia adotados pelas instituições, a segurança tanto do profissional de saúde quanto dos pacientes, a disponibilidade e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o dimensionamento de pessoal de enfermagem e toda a documentação e alvarás das instituições.