Conselheiras dialogam com profissionais peruanos sobre atividades do Coren-SP

As conselheiras Márcia Rodrigues, Vanessa Scarcella e Bruna Busnardo recepcionaram a turma do curso de especialização da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), na última quarta-feira (16). O encontro, realizado na sede, apresentou a finalidade e objetivos do Coren-SP, abordando atividades atribuídas ao Conselho e as iniciativas para valorização dos profissionais de enfermagem.

A palestra discutiu a essencialidade da categoria nos serviços de saúde, apresentando a dimensão dos profissionais de enfermagem em número e atividades atribuídas

A enfermeira e coordenadora do programa de especialização, Dra. Lívia Keismanas, explicou que o curso dirigido pela FCMSCSP e direcionado aos profissionais peruanos ocorre de maneira híbrida, com parte das aulas práticas realizadas em instituições de saúde do estado de São Paulo, como Hospital Santa Casa de São Paulo e Santa Isabel. Lívia também expôs que o propósito da visita é apresentar os componentes e normas que regem a enfermagem brasileira.

As apresentações dos programas do Coren-SP pautaram os benefícios e impactos gerados a partir das iniciativas referentes à promoção da saúde mental e física dos profissionais de enfermagem, incluindo debates sobre a relação do bem-estar com a oferta de assistência de qualidade. No decorrer da conversa, os profissionais foram introduzidos aos programas Cuidando de Quem Cuida, Ingressa, Coren-SP com Você e Primeiro Emprego.

A conselheira Vanessa Scarcella manifestou a honra em poder receber os profissionais peruanos, ressaltando a importância do estreitamento entre profissionais da América Latina. Segundo ela, o fortalecimento da relação entre esses profissionais se converte na possibilidade da criação de novas práticas assistenciais. “A troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais de enfermagem do Brasil e do Peru é enriquecedora para ambos os lados. Cada país possui suas próprias abordagens, práticas e técnicas no campo da enfermagem. A vinda de enfermeiros peruanos proporciona uma oportunidade para compartilhar diferentes perspectivas e métodos de cuidado, resultando em um ambiente de aprendizado mútuo. Além disso, essa colaboração pode gerar uma melhoria nos protocolos de atendimento e na capacitação dos profissionais, impactando positivamente os pacientes” afirmou.

Durante a passagem, os profissionais realizaram a simulação de sessão plenária e conheceram as demandas dos setores de Atendimento ao Profissional, Fiscalização e Processos Éticos.

Saiba mais: