Profissionais de Caraguatatuba, Ilhabela e Taubaté são acolhidos pelo projeto NAAF

O NAAF do Coren-SP (Núcleo de Atividade de Acompanhamento de Fiscalização) é um projeto por meio do qual os conselheiros da autarquia visitam unidades de saúde em todo o estado para fazer o acolhimento dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem. Algumas dessas visitas também acompanham e apoiam a fiscalização do conselho.

Na última semana, as conselheiras Vanessa Scarcella, coordenadora do NAAF e Jane Bezerra fizeram uma série de visitas de acolhimento no interior e no litoral do estado.

No dia 8/11, terça-feira, a conselheira Jane Bezerra visitou o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Taubaté, inaugurado em março. Por ser uma unidade recém-inaugurada, foi a primeira do visita do Coren-SP ao local. “Fui recebida pelo enfermeiro responsável técnico (RT) Anderson Maicon Borges Serra e tive a oportunidade de apresentar os projetos do Coren-SP aos profissionais da instituição. Deixo aqui meu agradecimento a todos, pois fui muito bem recebida no AME Taubaté”, agradeceu a conselheira Jane.

A conselheira Jane Bezerra (de verde) com profissionais e com o RT do AME Taubaté

No mesmo dia (8/11), só que em outra região do estado, a conselheira Vanessa Scarcella iniciou uma série de visitas de acolhimento pelo NAAF na região do Litoral Norte de São Paulo.

Primeiro, ela foi ao Hospital Regional de Caraguatatuba, onde reuniu-se com a coordenação da unidade. Depois disso, percorreu as alas do hospital e pôde dialogar com membros da equipe de enfermagem, explicando os projetos do Coren-SP e oferecendo suporte e esclarecimento de dúvidas relacionadas à ética e à legislação profissional.

A conselheira Vanessa Scarcella com profissionais do Hospital Regional de Caraguatatuba

“Fiquei impressionada com a estrutura do hospital. É um hospital público com alto padrão, semelhante ao que vemos nas unidades particulares. Muito bem equipado, limpo e organizado. Deixo aqui meus parabéns à todos os gestores e à equipe de enfermagem do Hospital Regional de Caraguatatuba”, agradeceu Vanessa após a visita.

Hospital Santos Dumont, da Unimed de Caraguatatuba

No dia seguinte (9/11), a conselheira foi ao Hospital Santos Dumont, da Unimed de Caraguatatuba. “Realizar o acolhimento desses profissionais foi muito satisfatório pois se sentiram ouvidos, trazendo críticas e sugestões que auxiliam o conselho a entender suas necessidades. O objetivo do NAAF vem sendo cada vez mais cumprido, que é promover a aproximação do conselho com o profissional e garantir a participação ativa desses profissionais em projetos que beneficiem a melhora da qualidade assistencial”, colocou Vanessa.

Vanessa Scarcella na UBS Barra Velha, de Ilhabela

A série de visitas de acolhimento se encerrou no dia 10/11, quinta-feira, com a ida de Vanessa Scarcella à Ilhabela, onde esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Barra Velha e no SAMU do município.

A série de visitas de acolhimento se encerrou com a ida de Vanessa Scarcella ao SAMU de Ilhabela

Na experiência da conselheira, por meio do NAAF, os profissionais passam a conhecer os projetos como o Cuidando de Quem Cuida e Clube de Benefícios. “Por meio do NAAF, melhora a adesão aos projetos do conselho por parte dos profissionais de enfermagem, que passam a receber em seu próprio ambiente de trabalho as informações relativas a esses projetos”, concluiu Vanessa.