Congresso discute formação política, ética e científica do profissional

A qualidade da formação de Enfermagem e a formação do espírito crítico e reflexivo nos profissionais foi o centro das discussões do talk show “O que a formação política, ética e científica em Enfermagem ficou devendo diante dos desafios do Milênio”, mediada pela professora da Unicamp Eliete Maria Silva, durante o 67º CBEn – Congresso Brasileiro de Enfermagem.

O professor Mauro Dias da Silva, vice-presidente do Coren-SP, durante discussão sobre a qualidade da formação em Enfermagem

O vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, destacou a explosão de escolas formadoras, nas últimas décadas. “Uma única escola particular tem a soma de todos os alunos das escolas federais, no estado. É um excesso de alunos em sala de aula. Então nos perguntamos: será que a formação tem a mesma qualidade”, indagou.

O coordenador geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde, Aldiney José Doreto, do Ministério da Saúde, admitiu o aquecimento do mercado de trabalho no nível médio e pediu uma reflexão sobre a qualidade da formação. “Somos poucos, somos muitos ou a qualidade da atenção é que está ruim? Precisamos analisar isso para chegarmos a uma conclusão se é a gestão que não contrata ou a formação é que é ruim”, ponderou.

O coordenador do Ministério da Saúde, Aldiney José Doreto

O exame de egresso foi outro assunto abordado na discussão e foi um consenso entre os participantes da mesa de que não é a solução. “A princípio eu sou contra porque só vai punir o indivíduo que já está massacrado. A escola vai continuar formando mal e jogando esse aluno no mercado de trabalho”, defendeu Dias da Silva. A professora Cristina Melo, da Universidade Federal da Bahia, também foi categórica. “Temos que impedir isso. Queremos punir a universalização da educação culpando as pessoas? Não é o caminho”, garantiu.

Sobre a questão da liderança, a professora baiana foi categórica. “Ser chefe não é ser líder. Um líder é reconhecido por seus pares como alguém capaz de conduzir”, afirmou.

Como posso ajudar?