Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem discutirá relações humanas, ética e políticas públicas

Em sua décima-segunda edição, o CBCENF, Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), chega a Belo Horizonte convocando os profissionais à reflexão de questões relativas ao exercício profissional. Com a proposta do tema “O Resgate do Relativismo: reconstruindo a teia das relações em enfermagem”, os três dias em que se desenvolve o evento girarão em torno de três eixos temáticos: “Ética, bioética: respeito às diferenças”; “Integralidade do cuidado” e “Políticas Públicas de Saúde”.

O presidente do COFEN, Manoel Carlos Néri da Silva, explica que, por meio destes eixos temáticos, os participantes do evento terão a oportunidade de debater temas de cunho político-científico que hoje permeiam a realidade da profissão.

Cerca de oito mil participantes, entre profissionais e estudantes de enfermagem, estarão presentes às atividades científicas no Expominas. Serão mais de 30 palestras, mesas-redondas, cursos e debates.

Manoel Néri afirma que a preocupação com a riqueza da programação científica deve-se ao fato de o cuidar ser algo que exige do profissional uma técnica mais humana, competente e eficaz, e que a sintonia entre teoria e prática devem ser uma busca recorrente. “O CBCENF é um Congresso de cunho científico, voltado ao debate e a propostas inovadoras, mas, sobretudo, com respeito às diferenças e à diversidade, visando um mundo mais justo.”