Conatenf em Ação chega a São Paulo para aproximar os profissionais ao sistema Cofen/Corens

Nesta segunda-feira (9/9), o auditório da sede do Coren-SP foi palco do Conatenf em Ação. O evento, que ocorrerá até o dia 11 de setembro na capital paulista, é direcionado aos auxiliares, técnicos e estudantes de enfermagem e tem como objetivo promover ações que visam a aproximação e o esclarecimento das funções do sistema Cofen/Corens.

O evento foi direcionado aos auxiliares, técnicos e estudantes de enfermagem

Criado a partir de uma iniciativa da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf), o Conatenf em Ação é um projeto itinerante que percorre o país para oferecer palestras e debates sobre resoluções e pareceres técnicos voltados aos profissionais de nível médio.

A abertura do evento contou com a presença do primeiro e do segundo-tesoureiro do Coren-SP, Jefferson Caproni e Edir Kleber Gonsaga, das conselheiras Michelle Madeira e Dorly Gonçalves, e dos representantes do Conatenf, Jairo Saraiva, Emerson Pacheco e Geraldo Izidoro.

O primeiro e o segundo-tesoureiro do Coren-SP, Jefferson Caproni e Edir Kleber Gonsaga, as conselheiras Michelle Madeira e Dorly Gonçalves, e os representantes do Conatenf, Jairo Saraiva e Emerson Pacheco

Os representantes do Conatenf, Jairo Saraiva e Emerson Pacheco, deram início à apresentação da comissão. Na ocasião eles compartilharam com o público a função propositiva e consultiva. “Antes da criação do Conatenf, nós não podíamos opinar em relação às resoluções. Entretanto, quando o Cofen aprovou a criação da comissão, nós passamos a atuar diretamente no auxílio de tomada de decisão dos conselheiros federais”, conta Jairo.

Jairo Saraiva compartilhou com o público a função propositiva e consultiva da comissão

Emerson Pacheco também palestrou sobre atuação do Conatenf

A segunda palestra foi ministrada pelo segundo-tesoureiro, Edir Kleber Gonsaga. Ele abordou a importância dos profissionais estarem atualizados em relação ao Código de Ética, para que, assim, todos possam ter o respaldo ético-legal necessário para o exercício profissional. “É o nosso dever saber e entender o nosso Código de Ética, pois ele é o instrumento norteador essencial da nossa profissão”, ressalta Edir.

O segundo-tesoureiro, Edir Kleber Gonsaga, abordou o manual do Código de Ética

A terceira e última palestra abordou o tema Cuidando de Quem Cuida, realizada pelo primeiro-tesoureiro, Jefferson Caproni. Durante a atividade, ele destacou que o intuito do programa é ajudar o profissional a alcançar melhorias na qualidade de vida, de modo que eles entendam o significado de bem-estar e o conceito de promoção de saúde, referente ao autocuidado. “Nós somos conhecidos por sermos responsáveis pelo cuidar, mas quem cuida da gente? Quando paramos para questionar isso, vocês conseguem ter noção da importância do autocuidado? Muitos profissionais adoecem pela falta de apoio e assistência psicológica. A nossa enfermagem precisa mudar”, analisa Jefferson.

A última palestra foi sobre o programa “Cuidando de Quem Cuida”, realizada pelo primeiro-tesoureiro, Jefferson Caproni

 

 

Como posso ajudar?