Comissões de Ética tomam posse durante atividades na capital e no interior

A coordenação das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) realizou cerimonias de posse em instituições de saúde da capital e do interior do estado durante atividades realizadas nos dias 29/7 e 30/7. A passagem da autarquia pelas instituições deu início às atividades exercidas pelo grupo eleito por meio de votação entre a equipe de enfermagem.

As Comissões de Ética são obrigatórias para os serviços de enfermagem com, no mínimo, 50 profissionais

Jane Bezerra, coordenadora das CEE, liderou as posses realizadas nas instituições Hospital Alto do Tietê, Supervisão Técnica de Saúde Penha, Hospital da Criança com Câncer Vale do Paraíba e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Thelmo Almeida Cruz Jacareí. Nas passagens, a conselheira Marcia Brito e o colaborador Demétrio Cleto também estiveram presentes nas atividades, dialogando com os profissionais locais sobre ética e algumas das atribuições das Comissões de Ética.

As CEE serão compostas por profissionais de enfermagem, com vínculo empregatício junto à instituição

Os profissionais presentes nas posses foram apresentados à finalidade das CEE e às atividades realizadas pelos membros da comissão. Nas conversas, os representantes da autarquia explicaram que o objetivo do grupo é cumprir suas funções educativas, consultivas e conciliatórias.

Os membros das comissões devem apresentar regularidade cadastral e financeira junto ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, em todas as categorias em que esteja inscrito

A conselheira Jane ainda reforçou a disposição do Coren-SP em participar do desenvolvimento do grupo e parabenizou os novos membros pelas novas gestões. “Agradecemos às instituições participantes e desejamos uma excelente gestão às novas comissões de ética. Que elas tenham um trabalho tranquilo e positivo em prol da ética profissional e da boa assistência de enfermagem à população”, comentou.

Comissões de Ética

As Comissões de Ética de Enfermagem exercem, por delegação do Conselho Regional de Enfermagem, atividades nos serviços de enfermagem das instituições de saúde com idoneidade, assumindo funções: educativas, consultivas, conciliadoras, e de orientação e vigilância quanto ao exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem vinculados a tais entes.

Saiba mais:

Como posso ajudar?