Comissão de Ética do Hospital e Maternidade Bartira é empossada pelo COREN-SP

O COREN-SP empossou na manhã desta quarta-feira, 28/1, a Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital e Maternidade Bartira, em Santo André, dando continuidade ao trabalho de consolidação e fortalecimento das CEE realizado pelo COREN-SP nos últimos anos.


Presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, explicou aos profissionais de Enfermagem do Hospital Bartira o papel e as atribuições das Comissões de Ética de Enfermagem

A presidente da autarquia, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, e o conselheiro Osvaldo de Lima Júnior, conduziram a cerimônia de posse na presença de 21 profissionais de Enfermagem da instituição, incluindo os membros da nova CEE e a Gerente de Enfermagem do Hospital, Helenice Luvizotto.


O conselheiro Osvaldo de Lima Júnior também representou o COREN-SP no evento

Antes da instalação da Comissão de Ética, os representantes do COREN-SP fizeram uma palestra aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem presentes, na qual explicaram os objetivos, as competências e o embasamento teórico e prático de uma CEE. Fabíola de Campos detalhou, entre outras coisas, as três dimensões que fundamentam a Comissão de Ética: técnica, ética e legal, e destacou a importância de se trabalhar com uma visão ampla: “A CEE tem que trabalhar com foco nas pessoas. Analisar cada situação caso a caso. Não somos máquinas, precisamos de humanidade”.


21 profissionais de Enfermagem do Hospital e Maternidade Bartira estiveram presentes no auditório

Depois da palestra cada um dos membros da Comissão de Ética recebeu uma cópia do Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo. “A CEE da uma segurança ao profissional. A gente está aqui para ouvir e não para punir, também cumprimos um papel de orientação”, explicou a enfermeira Fátima Paiva de Oliveira, presidente da CEE.

As CEE são delegadas pelo COREN-SP e formadas por profissionais das próprias instituições. Elas exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da Enfermagem. Para obter mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE, clique aqui.

Manual

O “Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de Sâo Paulo”, elaborado pelo COREN-SP, é um guia completo sobre a formação e o modo de atuação das CEE. Ele pode ser acessado online gratuitamente, neste link.

Como posso ajudar?