Cofen vai ao Palácio do Planalto discutir projetos de interesse da Enfermagem

Em audiência com ministro Alexandre Padilha, presidente Manoel Neri defende prerrogativas da categoria, reajuste do piso, jornada de 30 horas e implementação de práticas avançadas

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Manoel Neri se reuniu com o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (18), para tratar sobre a definição do índice de reajuste do piso da Enfermagem, a garantia da prerrogativa de enfermeiras e enfermeiros de prescrever exames e medicamentos, o incentivo federal à implantação das Práticas Avançadas de Enfermagem (PAE), a fixação da jornada em 30 horas e a criação da carreira única no Sistema Único de Saúde (SUS).

Neri ressaltou a urgência na revisão do piso salarial da Enfermagem, em vigor há cerca de dois anos e já apresentando sinais de defasagem. “É fundamental que o reajuste do piso salarial seja uma prioridade, garantindo a justa remuneração dos nossos profissionais que desempenham um papel essencial na saúde pública”, disse, ao lado do vice-presidente do Cofen Daniel Menezes de Souza, do chefe de gabinete Magno Guedes do responsável pelas relações institucionais do Cofen, Thiago Paulino.

O presidente do Cofen destacou ainda a importância da regulamentação da jornada de trabalho da Enfermagem em 30 horas semanais, conforme emenda à Constituição 19 que trata do tema, e pediu providências ao Governo Federal em relação ao ensino à distância, que tem provocado grandes prejuízos na formação de profissionais de Enfermagem no Brasil. “Pedimos que o Governo Federal, responsável pela política de educação do nosso país, tome providências em relação ao ensino à distância na área de Enfermagem e saúde. O EaD Enfermagem tem causado sérios prejuízos, refletindo em um despreparo técnico significativo. Esse problema afeta diretamente a população, pois resulta na formação de profissionais sem a devida qualificação prática essencial para o exercício competente da profissão”, enfatizou Manoel Neri.

Daniel Menezes abordou a necessidade de aceitação das prescrições de medicamentos feitas por enfermeiros e enfermeiras nas farmácias privadas. “A implementação dessa medida ampliará significativamente o acesso à saúde para a população, além de valorizar a autonomia e a competência dos enfermeiros”, destacou.

Os representantes do Cofen também solicitaram o apoio do Governo Federal para a implantação das Práticas Avançadas de Enfermagem no Brasil, uma vez que a iniciativa modernizará a profissão, permitindo que os enfermeiros atuem de maneira ainda mais eficaz e abrangente, inclusive em áreas remotas.

Outro ponto discutido foi a defesa da criação de uma carreira única no SUS para todos os profissionais de Enfermagem, visando garantir condições de trabalho mais justas e oportunidades de progressão. “A valorização da profissão de Enfermagem é essencial para o fortalecimento do SUS e para a melhoria das políticas de saúde no país”, enfatizou Daniel Menezes.

Manoel Neri reafirmou a disposição do Cofen e dos Conselhos Regionais de Enfermagem em colaborar com o Governo Federal na construção de políticas públicas de saúde que melhor atendam à população brasileira e para auxiliar na construção de soluções que beneficiem a saúde pública e valorizem os profissionais de Enfermagem.

Alexandre Padilha foi receptivo às demandas apresentadas pelo Cofen e ressaltou a importância do diálogo entre o governo e as entidades representativas.

Fonte: Ascom/Cofen