Cofen estuda realização do Seminário Nacional de Residência em Enfermagem

Proposta da Conarenf será submetida ao plenário do Cofen

A Comissão Nacional de Residência de Enfermagem (Conarenf/Cofen) se reuniu na manhã desta terça-feira (28/3), na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), para discutir a viabilidade da realização do Seminário Nacional de Residência em Enfermagem.

O evento propõe um diagnóstico situacional dos programas de residência de cada região do Brasil e a construção de produtos que sirvam de base para atuação dos Conselhos Regionais relacionados a residência de Enfermagem.

A coordenadora da comissão, Julita Feitosa, afirma que os programas de residência estão crescendo cada vez mais no país. A ideia é criar espaço de construção coletiva de políticas e ações institucionais para defender as relações mais simétricas. “Dentre as preocupações que temos estão a gestão dos programas de residência de Enfermagem, o fortalecimento ético-político dos programas, a formação e competências dos preceptores e o desenvolvimento dos profissionais residentes frente aos desafios cotidianos, como aconteceu no período da pandemia da Covid-19”, disse Julita.

A Conarenf, juntamente com o Coren-SP, estudam a realização do seminário no segundo semestre deste ano, em formato híbrido, com realização na cidade de São Paulo. A reunião contou com a participação do presidente do Coren-SP, James Francisco Pedro dos Santos, da vice-presidente, Erica Chagas, e da conselheira Ana Paula Guarnieri.

Fonte: Ascom – Cofen