Cofen e Ministério da Saúde levantam dados sobre hepatites virais: participe do instrumento

O Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas
e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), publicou a
Portaria GM/MS nº 1.537, que descreve acerca da realização de ações voltadas à promoção da saúde, à
prevenção, ao rastreio, ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes com hepatites virais e a NOTA
TÉCNICA Nº 369/2020-CGAHV/.DCCI/SVS/MS em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem
(Cofen), que orienta sobre a atuação da(o) enfermeira(o) no cuidado às pessoas acometidas por esses
agravos.

Considerando essas publicações, enfatiza-se a extrema relevância da atuação do (a) profissional enfermeiro(a) nas mais diversas áreas da assistência e na gestão do SUS, que apresenta extrema potencialidade no processo de eliminação das hepatites virais, como problema de saúde pública, visto a possibilidade de dialogar sobre estes agravos com os usuários dos serviços de saúde, bem como, solicitar exames complementares como parte do seu processo de trabalho e de plano de cuidados, integrando a Sistematização de Assistência de Enfermagem.

Neste sentido, pretende-se compreender, no território brasileiro, a atuação do (a) profissional enfermeiro(a) no cuidado às pessoas com hepatites virais por meio de diferentes estratégias. Para tanto, elaborou-se o Instrumento sobre esses agravos a ser preenchido por esses profissionais.

O conteúdo está disponível neste link

Vale destacar que o resultado dessa estratégia apresentará subsídios para elaborar e implementar ações que venham ampliar o acesso à prevenção e ao rastreio das pessoas com hepatites virais, além de reduzir o tempo entre a confirmação do diagnóstico e o início do tratamento para os casos em que há indicação de intervenção medicamentosa, disponível no SUS.

Saiba mais: