Cofen divulga nova resolução sobre Enfermagem Aeroespacial

O Conselho Federal de Enfermagem aprovou uma Resolução que normatiza a Enfermagem Aeroespacial, ou seja, a atuação do enfermeiro no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Inter-hospitalar em veículo aéreo.

A Resolução 656/2020 foi elaborada pelo Grupo de Trabalho Aeromédico do Cofen que é composto por enfermeiros de voo civis e militares de diversas regiões do país.

Alguns pontos importantes da Resolução frisam que a atuação em âmbito aeromédico é privativa do enfermeiro. Outra determinação importante do documento são as exigências referentes aos Responsáveis Técnicos pelos serviços aeromédicos.

É imprescindível a presença de profissionais qualificados para a atuação no ambiente aeroespacial, que apresenta vários elementos estressores de voo, alterações fisiológicas e limitação de espaço, o enfermeiro de vôo deve atuar pautado nas normativas da lei do exercício profissional, bem como seguir rigorosamente os protocolos operacionais regidos pelos órgãos competentes.

Com informações de:
Ascom-Cofen