Cofen debate estratégias para atualização da Resolução sobre SAE

GT debateu Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem

O Grupo de Trabalho do Conselho Federal de Enfermagem (GT/ Cofen) participou do 18º Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem (Senaden), debatendo estratégias e sugestões para atualização normativa sobre a sistematização da assistência. A proposta de mudança na Resolução 358/2009 envolve a inclusão do cuidado compartilhado por equipe de saúde, linguagem mais acessível e considerações dos novos contextos na gestão de assistência, em qualidade, segurança do paciente e inovação.

GT debate mudanças em resolução e estratégias de melhoria no documento

No evento, foi realizada a reunião da Rede de Pesquisa de Processo de Enfermagem, com a participação do GT, apresentando a minuta da nova normativa. “A receptividade foi grande e surgiram várias sugestões para melhorar o documento, a fim de que seja aprovado o mais rápido possível e encaminhado para a consulta pública”, explica a coordenadora do GT de atualização da resolução, Isabel Cunha.

A normativa dispõe sobre a sistematização da assistência e a implementação do processo de Enfermagem em ambientes públicos ou privados. Antes de ser publicada, a Resolução passará pelas comissões de aprovação e plenário do Cofen. “A importância do trabalho do GT para a Enfermagem brasileira é grande, pois significa atualizar a legislação”, conclui Alba de Barros, membro do GT de atualização.

Fonte: Ascom – Cofen