Ciclo de palestras celebra Outubro Rosa

Uma manhã dedicada ao debate dos diferentes aspectos que envolvem o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama, da incidência à cirurgia reparadora, dos direitos legais da paciente ao enfrentamento da doença. Estes foram os assuntos discutidos pelos estudantes e profissionais de Enfermagem que prestigiaram, nesta quinta-feira (16), o Ciclo de Palestras promovido no COREN-SP Educação, em alusão ao Outubro Rosa.

Profissionais e estudantes de Enfermagem lotaram o auditório do COREN-SP nesta quinta-feira (16)

Com o objetivo de conscientizar as profissionais de saúde sobre as formas de prevenção e a estimular o debate sobre principais aspectos relacionados à doença, o COREN-SP reuniu profissionais de diferentes áreas. A enfermeira Meire Rabelo, da Fundação Oncocentro, ressaltou os desafios de controle do câncer de mama, apresentou dados epidemiológicos, nacional e mundial, e destacou a necessidade da mulher arranjar tempo para se cuidar. “A gente sempre acha que a doença vai acontecer com o nosso vizinho, na porta ao lado, nunca com a gente”, ponderou Rabelo.

A enfermeira Meire Rabelo, da Fundação Oncocentro, falou da incidência do câncer de mama entre as mulheres

Na sequência, o cirurgião plástico Silvio Previde, especialista em reconstrução mamária, detalhou as principais técnicas utilizadas, o momento ideal para a cirurgia, os resultados estéticos, as complicações e a integração com o tratamento radioterápico. “A radioterapia é um mal necessário, que controla a doença, mas reduz a função dos vasos da região, na maioria dos casos”, salientou Previde.

O cirurgião plástico Silvio Previde defendeu a reconstrução mamária no momento da intervenção cirúrgica oncológica

Já a advogada Rosana Chiavassa falou sobre burnout (síndrome do esgotamento profissional), abordou a questão da judicialização da saúde e os direitos das mulheres vítimas de câncer, como auxílio-doença, isenção de impostos (IPTU, IPVA etc.) e até aposentadoria integral, nos casos de invalidez. 

A advogada Rosana Chiavassa abordou os direitos das pacientes com câncer de mama

Encerrando o ciclo, a enfermeira Andréia Priosti traçou uma retrospectiva da sua experiência pessoal de enfrentamento à doença, que na opinião dela serviu para um resgate de velhas amizades, do amor próprio e de uma mudança nas suas prioridades. “Algumas experiências na vida da gente nos mostram que não temos controle de nada”, destacou. 

A enfermeira Andréia Priosti emocionou a plateia ao relembrar os momentos de sua luta contra o câncer de mama 

 

Como posso ajudar?