Chat do Coren-SP sobre Covid-19 já fez 2.300 atendimentos em quatro dias
A pandemia da Covid-19 pegou o mundo de surpresa, com uma enorme velocidade de propagação, causando bastante confusão em relação às melhores formas de combate e diagnóstico da doença causada pelo Novo Coronavírus.
Por conta disso, o Coren-SP criou um serviço de orientação online em seu portal, em forma de chat, que está disponível desde terça-feira (24/3) para orientar os profissionais de enfermagem e a população em geral sobre a Covid-19.
O chat funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e até agora já ajudou 2.300 pessoas, fazendo uma média diária de 575 atendimentos. Desse total, 219 atendimentos foram especificamente sobre o Novo Coronavírus. Para acessar a ferramenta, basta clicar no ícone no canto inferior direito de nosso portal.
O serviço tem respondido a todo tipo de dúvidas que as pessoas apresentam sobre a pandemia, com informações corretas e precisas do ponto de vista técnico e científico.
“Por meio do chat, tentamos diminuir a confusão causada pelas informações desencontradas sobre o vírus que circulam pela internet, pois nossa equipe é composta por fiscais do conselho. Além de ter formação na área de enfermagem, a equipe está muito bem orientada com as informações científicas mais atualizadas sobre a Covid-19, vindas de fontes seguras como a OMS (Organização Mundial da Saúde)”, explica a presidente do Coren-SP, Renata Pietro.
O chat está sendo administrado pela gerência de fiscalização do Coren-SP, com uma equipe de 19 profissionais de enfermagem. A equipe é composta por uma gerente, uma coordenadora e 17 fiscais e auxiliares de fiscalização que estão atuando diretamente no atendimento à população por meio do canal eletrônico.
“Tivemos a preocupação de estruturar as respostas para as perguntas mais comuns de forma que todos os atendentes do chat falassem a mesma língua, levando respostas consistentes à população e ao profissional de enfermagem”, destaca a gerente de fiscalização do Coren-SP, Lanny Hino.
Além da gerência de fiscalização, a gerência de tecnologia da informação do Coren-SP trabalha ativamente na implementação e melhoria contínua da ferramenta.
Outros dois importantes canais de comunicação do Coren-SP com o público também têm registrado pedidos de informações sobre a Covid-19.
Só na semana de 23 a 27 de março, a ouvidoria registrou 449 pedidos de informação e denúncias relacionadas ao Novo Coronavírus, enquanto o Fale Conosco registrou 213 ocorrências ligadas à pandemia.
Os rostos por trás do chat, do Fale Conosco e da Ouvidoria
Nesses primeiros quatro dias de funcionamento do chat, os profissionais do Coren-SP que trabalham nesse atendimento têm respondido a algumas dúvidas curiosas.
“Uma das profissionais de enfermagem, por exemplo, nos disse que onde ela trabalha, a coordenadora disse para usar dois aventais brancos permeáveis ao invés de um azul impermeável (mais indicado ao atendimento a pacientes com Covid-19), que o efeito era o mesmo”, diz Silvia Bueno, auxiliar de fiscalização que está trabalhando no atendimento online.
Silvia explica que há dúvidas recorrentes em relação à proteção adequada no atendimento aos pacientes e casos suspeitos, bem como dúvidas em relação à própria doença, Covid-19.
Para ajudar a dirimir essas e outras dúvidas, é importante que o profissional de enfermagem se mantenha atento também às notícias publicadas no portal do Coren-SP, onde constam as informações mais atuais e protocolos da OMS, Ministério da Saúde e outros.
Veja abaixo parte dos fiscais e auxiliares de fiscalização que estão trabalhando no atendimento online no portal do Coren-SP, ou seja, os rostos por trás do chat, do Fale Conosco e da ouvidoria!: