Chat da fiscalização realiza 39.686 atendimentos em seu primeiro ano

No início da pandemia, em março de 2020, havia muitas dúvidas sobre a Covid-19, uma doença ainda desconhecida naquele tempo. Ninguém sabia ao certo como lidar com o novo coronavírus, como prevenir o contágio e se proteger, quais Equipamentos de Proteção Indivudal deveriam ser utilizados, entre outras incertezas. 

Para auxiliar os profisionais de enfermagem e a população a lidarem com a doença, o Coren-SP se antecipou a criou o Chat da Fiscalização, que desde o dia 23/3/2020 pode ser acessado por meio de uma pop-up no canto inferior-direito do portal do conselho. Um ano depois, no dia 24/3/2021, já haviam sido feitos 39.686 atendimentos por meio do chat.

Ao longo desse período, a ferramenta evoluiu e se tornou um importante meio de comunicação e troca de informações entre a fiscalização, a população em geral e sobretudo os profissionais de enfermagem – não apenas sobre a Covid-19, mas também sobre todas as questões relacionadas à ética e legislação profissional em enfermagem. Além disso, em junho de 2020 foi agregada uma área destinada ao esclarecimento de dúvidas sobre os serviços de atendimento prestados pelo Coren-SP, como inscrição profissional, renovação da Carteira de Identidade Profissional e outras.

O chat funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O atendimento de fiscalização é realizado por quatro enfermeiras-fiscais do Coren-SP: Elisabeth Martins, Rosane Okubo, Yelrhis Fornitani e Cláudia Goes. Há ainda um apoio que é dado pelo enfermeiro-fiscal Alexandre Juan Lucas, responsável por auxiliar a encontrar as melhores respostas para os questinamentos que são feitos às fiscais.

“É uma ferramenta muito importante pois o profissional fala diretamente com o fiscal, esclarecendo suas dúvidas. Há a segurança de que essas dúvidas serão esclarecidas de forma técnica e legal”, explica Elisabeth Martins.

Elisabeth Martins está no chat da fiscalização desde o início da ferramenta

Sua companheira no atendimento, Rosane Okubo, concorda que a tecnicidade e legalidade das respostas são os fatores mais marcantes do chat. “É importante a gente destacar que as respostas não são empíricas. Não é a Rosane ou qualquer outra fiscal respondendo com a opinião dela, mas todas as respostas que damos são embasadas técnica-cientificamente e também na legislação”, destaca.

Rosane Okubo também atende no chat da fiscalização

Um outro aspecto importante do chat é que ninguém fica sem resposta. “Muitas vezes chegam dúvidas que não são de fiscalização, mas conseguimos direcionar a pessoa para o local correto”, diz Elisabeth.

Em tempos de pandemia, a criação de mais esse canal de atendimento e comunicação foi fundamental para o que Coren-SP continuasse cumprindo seu papel de orientar os profissionais.. “É uma maneira de estabelecer um diálogo próximo dos profissionais nesta pandemia. O isolamento dificultou o atendimento presencial e o chat fez essa aproximação. Foi muito importante.”, finaliza Rosane.