Cerca de 80% das conciliações promovidas pelo Coren-SP têm resultado positivo

Na última quarta-feira (15/1), a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, o vice, Cláudio Silveira, e o segundo secretário, Paulo Cobellis, receberam o enfermeiro e responsável técnico Nilson Thiago de Carvalho e Silva, que participou de uma audiência de conciliação realizada na sede da autarquia, para dialogar sobre a importância do papel da conciliação na solução de conflitos gerados no ambiente de trabalho.

A audiência de conciliação é realizada sob orientação de um conciliador, na qual as partes envolvidas na ação (acusador e acusado) tentam encontrar uma solução de consenso. Caso a duas partes aceitem a audiência e cheguem a um acordo, a ação é finalizada. No entanto, se não houver a conciliação, o processo segue para decisão litigiosa, ou seja, por meio da Justiça. “A gestão 2018-2020 tem incentivado as conciliações pois consideramos importante oferecer alternativa aos profissionais para a solução de conflitos”, disse a presidente.

“Para mim, a conciliação orienta e traz reconhecimento ao profissional”, diz Nilson

Mediada pelas conselheiras Josileide Bezerra e Michele Madeira, a audiência teve a participação do responsável técnico Nilson Thiago de Carvalho e Silva, que realizou a abertura de sindicância, e da profissional denunciada, para que juntos, pudessem analisar novamente a situação e chegar a um consenso que seja satisfatório para ambas as partes.

Segundo a conselheira Michele, são realizadas, mensalmente, em torno de 20 a 15 conciliações no conselho. “A gente sempre sensibiliza o relator do processo para fazer as conciliações. O nosso papel é propor uma oportunidade aos profissionais para que eles possam acertar os desafetos e resolver as questões internas que não foram resolvidas na instituição. O nosso trabalho resultou em 80% das conciliações frutíferas”, destaca.

Conselheira Michele Madeira

Já a conselheira Josileide, explica que as audiências de conciliação existem para mostrar ao profissional de enfermagem que o Coren-SP não é um órgão punitivo. “Os ajustes de conduta são ferramentas que possibilitam a reparação de um erro, desde que esse erro não infrinja a lei do exercício profissional. É importante mostrar para a categoria que o conselho acolhe, orienta e concilia determinadas situações sem prejudicar os nossos profissionais”, conta a conselheira Josileide.

Conselheira do Coren-SP, Josileide Bezerra

“Para mim, a conciliação orienta e traz reconhecimento sobre o erro cometido e, também, mostra a importância de darmos uma segunda chance, principalmente se não houver nenhum dano ao paciente. Devemos aprender com o erro e não tratar como algo que mereça punição”, destaca Nilson.

As audiências de conciliação do Coren-SP tem como objetivo mediar os conflitos internos que podem surgir nas instituições e prejudicam o relacionamento profissional entre as equipes, desde que não haja qualquer dano ao paciente.  Para saber mais ou fazer uma solicitação de sindicância, entre em contato pelo Fale Conosco.