Cerca de 80% das conciliações promovidas pelo Coren-SP têm resultado positivo

Na última quarta-feira (15/1), a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, o vice, Cláudio Silveira, e o segundo secretário, Paulo Cobellis, receberam o enfermeiro e responsável técnico Nilson Thiago de Carvalho e Silva, que participou de uma audiência de conciliação realizada na sede da autarquia, para dialogar sobre a importância do papel da conciliação na solução de conflitos gerados no ambiente de trabalho.

A audiência de conciliação é realizada sob orientação de um conciliador, na qual as partes envolvidas na ação (acusador e acusado) tentam encontrar uma solução de consenso. Caso a duas partes aceitem a audiência e cheguem a um acordo, a ação é finalizada. No entanto, se não houver a conciliação, o processo segue para decisão litigiosa, ou seja, por meio da Justiça. “A gestão 2018-2020 tem incentivado as conciliações pois consideramos importante oferecer alternativa aos profissionais para a solução de conflitos”, disse a presidente.

“Para mim, a conciliação orienta e traz reconhecimento ao profissional”, diz Nilson

Mediada pelas conselheiras Josileide Bezerra e Michele Madeira, a audiência teve a participação do responsável técnico Nilson Thiago de Carvalho e Silva, que realizou a abertura de sindicância, e da profissional denunciada, para que juntos, pudessem analisar novamente a situação e chegar a um consenso que seja satisfatório para ambas as partes.

Segundo a conselheira Michele, são realizadas, mensalmente, em torno de 20 a 15 conciliações no conselho. “A gente sempre sensibiliza o relator do processo para fazer as conciliações. O nosso papel é propor uma oportunidade aos profissionais para que eles possam acertar os desafetos e resolver as questões internas que não foram resolvidas na instituição. O nosso trabalho resultou em 80% das conciliações frutíferas”, destaca.

Conselheira Michele Madeira

Já a conselheira Josileide, explica que as audiências de conciliação existem para mostrar ao profissional de enfermagem que o Coren-SP não é um órgão punitivo. “Os ajustes de conduta são ferramentas que possibilitam a reparação de um erro, desde que esse erro não infrinja a lei do exercício profissional. É importante mostrar para a categoria que o conselho acolhe, orienta e concilia determinadas situações sem prejudicar os nossos profissionais”, conta a conselheira Josileide.

Conselheira do Coren-SP, Josileide Bezerra

“Para mim, a conciliação orienta e traz reconhecimento sobre o erro cometido e, também, mostra a importância de darmos uma segunda chance, principalmente se não houver nenhum dano ao paciente. Devemos aprender com o erro e não tratar como algo que mereça punição”, destaca Nilson.

As audiências de conciliação do Coren-SP tem como objetivo mediar os conflitos internos que podem surgir nas instituições e prejudicam o relacionamento profissional entre as equipes, desde que não haja qualquer dano ao paciente.  Para saber mais ou fazer uma solicitação de sindicância, entre em contato pelo Fale Conosco.

Como posso ajudar?