Centro de Inovação e Educação em Saúde do Hospital Oswaldo Cruz conta com impressora 3D de órgãos para auxiliar o ensino da enfermagem

Os alunos do Centro de Inovação e Educação em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na capital, contam com um laboratório de simulação realística onde, entre outras coisas, podem imprimir modelos em 3D de órgãos humanos para estudarem anatomia. O Centro de Inovação foi inaugurado no ano passado e auxilia na formação de novos profissionais de enfermagem.

“O Centro de Inovação e Educação em Saúde foi criado para incorporar novos conceitos e práticas inovadoras, fomentando o desenvolvimento de soluções e criando novos produtos, além de contribuir para a formação e o aperfeiçoamento profissional de toda a cadeia do setor da saúde”, explica a enfermeira coordenadora do projeto, Letícia Serpa.

Alunos no Centro de Inovação e educação em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Centro também conta com instalações temáticas de ambientação de UTI, Sala de Emergência e Centro Cirúrgico, com manequins de alta fidelidade para uma abordagem educacional imersiva e realista.

Impressão 3D e educação médica

Uma das grandes novidades do Centro são as ilhas de impressão 3D de modelos médicos. São três impressoras focadas no treinamento prático da formação médica e no planejamento cirúrgico.

Uma impressora 3D cria modelos de órgãos e estruturas anatômicas para o estudo dos alunos

Com essa tecnologia é possível criar modelos anatômicos para a educação continuada dos profissionais da saúde, além de prover material para estudos de casos e planejamento de intervenções cirúrgicas de alta complexidade.

“A realidade virtual e impressão 3D de sistemas orgânicos são utilizados como estratégias pedagógicas inovadoras, com a efetiva participação dos alunos no processo”, finaliza Letícia.

Como posso ajudar?