Campanha da Semana da Enfermagem do Coren-SP aposta em representatividade, diversidade e inclusão

Em 2019, seguindo o tema “Enfermagem, uma voz para liderar a saúde para todos”, a campanha da Semana da Enfermagem do Coren-SP apostou justamente na valorização de “todxs”. Por isso, além de optar novamente por profissionais reais, deu voz e imagem à representatividade, à diversidade e à inclusão.

A enfermagem paulista é composta por cerca de 84% de mulheres e por isso, a campanha, coordenada pela Gerência de Comunicação do conselho, também apostou nessa proporção ao buscar profissionais reais que tivessem a possibilidade de participar de um dia inteiro de sessão de fotos e gravações. Ou seja, dos 6 profissionais selecionados, 5 são mulheres – cisgênero ou transgênero.

“Desenvolvemos uma campanha pautada pela variedade de raça, gênero e faixa etária, para que os profissionais e a sociedade se sintam representados. A intenção é que a campanha dialogue diretamente com o profissional”, detalha Yasmim Taha, gerente de comunicação do Coren-SP.

Além disso, os atores que aparecem nas imagens da campanha também representam suas condições reais: seja uma gravidez, a Síndrome de Down ou uma deficiência física. Também houve a atenção de serem selecionados personagens jovens e idosos, destacando a participação dos cuidados da enfermagem durante todas as fases da vida.

“A enfermagem paulista é plural. Não podemos considerar que mais de 500 mil pessoas sejam representadas de uma só forma. Por isso, o fato de a campanha contar com pessoas tão diferentes tem uma intenção inclusiva e de respeito não só à profissão, mas à identidade brasileira”, analisa Renata Pietro, presidente do Coren-SP.

Estrelam a campanha os seguintes profissionais: a auxiliar de enfermagem Francinalda Bispo, as técnicas de enfermagem Edineuza Guimarães, Luciana Martinez e Skalabrynny Sulferynno, a enfermeira Suely Aquino e o enfermeiro Rosendo Sanchez.

Skalabrynny Sulferynno, Suely Aquino, Luciana Martinez, Rosendo Sanchez (ao fundo), Edineuza Guimarães e Francinalda Bispo

As peças da campanha estampam estações de metrô e trem na capital e na região metropolitana de São Paulo, além de jornais e outdoors em todo estado. O vídeo está sendo divulgado nas redes sociais do Coren-SP, no canal GNT e em TV indoor na capital, interior e litoral.

Como posso ajudar?